23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

SEMEA e CCZ atendem gansos machucados da Lagoa Maior

01/03/2018 13h55

Este trabalho é realizado sempre que as secretarias são comunicadas sobre animais feridos ou em risco

Redação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) da Prefeitura de Três Lagoas, juntamente com o Centro de Controle de Zoonoses, ligado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prestou atendimento a dois gansos machucados da Lagoa Maior na manhã desta quinta-feira (01).

O trabalho foi desempenhado pelos veterinários Hugo Nogueira Faria e Andréia Santana, sob a supervisão do secretário da SEMEA, Celso Yamaguti. Os dois animais apresentavam ferimentos em uma das patas, sendo que um deles estava cego.

De acordo com Celso, os ferimentos podem ter sido causados por jacarés. “Tudo indica que algum jacaré atacou os gansos para se alimentar, mas eles conseguiram escapar”, explicou.

Com experiência em animais silvestres, o veterinário Hugo (do CCZ) identificou uma fratura exposta na pata de um dos animais. Nesse caso, segundo ele, não é possível realizar nenhum procedimento, devido à estrutura óssea das aves serem porosas e já estar comprometida. Com auxílio da veterinária Andréia, a outra ave recebeu curativo e sutura e ficará temporariamente isolada e em observação na área cercada do Jardim Aquático.

O secretário explanou sobre o compromisso de ambos os órgãos com o cuidado aos animais. “O trabalho da nossa Secretaria se estende também ao atendimento e trato dos animais que compõem os ecossistemas da nossa Cidade. Aqui na Lagoa não é raro nos depararmos com algum bicho ferido, afinal é um ciclo natural de alimentação. Sempre que isso acontece, estamos prestando todo atendimento. É importante que a população também seja parceira e nos avise sempre que encontrar algum animal nessas condições”, conclui Celso Yamaguti.

(*) Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Três Lagoas

(Fotos: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.