28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

SEMEA realiza reunião para a criação do Conselho de Unidades de Conservação em Três Lagoas

09/06/2017 16h43

O Conselho é um fórum de discussão, negociação e gestão de Unidades de Conservação e sua área de influência, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas

Redação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) realizou nesta sexta-feira (9) a primeira reunião para a Criação do Conselho Municipal de Unidades de Conservação.
Foram convidados para a formação do Conselho pessoas que de tenham interferência nas Unidades de Conservação Municipais. Assim, terão representação no Conselho diferentes órgãos públicos e a sociedade civil, que de alguma forma são afetados pelas Unidades de Conservação.

O município possui quatro Unidades de Conservação, são elas a Área de Proteção Ambiental Jupiá – APA Jupiá; Reserva Biológica das Capivaras; Parque Natural Municipal do Pombo e Monumento Natural das Lagoas. Todas são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio.
Os próximos passos para a criação do conselho de Unidades de Conservação será a elaboração de lei de criação e a posse dos membros nomeados pelos órgãos convidados.

Os procedimentos para a criação do conselho seguem as definições da Lei Federal nº 9.985/2000 e Decreto Federal nº 4.340/2002.

Unidade de Conservação

As unidades de conservação são espaços territoriais com características naturais relevantes. São legalmente instituídos pelo Poder Público com objetivos de conservação, possuem limites definidos, e são geralmente geridas por órgãos públicos.

Conselho de Unidades de Conservação

O Conselho é um fórum de discussão, negociação e gestão de Unidades de Conservação e sua área de influência, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas. O conselho irá atuar em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio para a tomada de decisões de assuntos da Unidade de Conservação e sua gestão como um todo.

(*) Assessoria de Comunicação Prefeitura de Três Lagoas

O conselho irá atuar em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.