21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

SEMEA recolhe aproximadamente 40 pneus descartados em avenida de Três Lagoas

11/04/2018 15h06

A secretaria esclarece que o descarte irregular é considerado crime ambiental; pneus e semelhantes podem ser entregues no EcoPonto

Redação

Na tarde da última terça-feira (10) uma denúncia anônima levou a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) até a Avenida Filinto Muller, nas proximidades do Jatobazão, onde aproximadamente 40 pneus foram descartados em calçada, causando transtorno aos pedestres e oferecendo risco ao trânsito.

A equipe comprovou o despejo irregular e, para evitar problemas, acabou fazendo a remoção e transporte de todo o material ao EcoPonto. Mas a SEMEA avisa que este trabalho não é de competência do poder público, mas sim, do próprio gerador. De acordo com a gestora ambiental Maysa Costa, quem for flagrado jogando pneus ou qualquer outro tipo de material em via pública ou terrenos, pode ser autuado e responder por crime ambiental.

A maneira adequada de dispensar objetos pneumáticos é levar até o EcoPonto, que dá o destino correto a esse material reciclável. Por meio de campanhas, divulgações na mídia e educação ambiental, a SEMEA tem intensificado o trabalho de conscientização para a população realizar a coleta seletiva e o descarte correto de lixo e objetos que não utilizam mais.

Sobre pneus e derivados, a Associação Nacional de Industriais Pneumáticos “Reciclanip” gerencia e recebe esses produtos na sede do EcoPonto, que hoje conta com aproximadamente 4 mil pneus inservíveis. Na quinta-feira (12), uma empresa do interior paulista receberá um carregamento desses, que serão reciclados e devolvidos à sociedade de forma útil. Em geral, a borracha é aproveitada na indústria de calçados, artesanato e malha asfáltica.

ONDE PROCURAR

O EcoPonto está localizado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), situado à Rua Egídio Thomé, nº 5.562, Distrito Industrial. Seu horário de funcionamento é de segunda à sexta das 7h às 15h.

Além disso, caso alguma entidade tenha interesse em coletar pneus provenientes do EcoPonto Municipal para atividades lúdicas e sem fins lucrativos, deverá protocolar requerimento junto à SEMEA, localizada à Avenida Capitão Olinto Mancini, 2.642 – Colinos (Prédio do ERPE).

(*) Assessoria de Comunicação

A maneira adequada de dispensar objetos pneumáticos é levar até o EcoPonto (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.