14/04/2015 10h45 – Atualizado em 14/04/2015 10h45

Foi aprovado requerimento solicitando audiência pública para debater o assunto

Da redação

A Comissão de Agricultura (CRA) do Senado aprovou requerimento dos senadores e Blairo Maggi e Waldemir Moka para realização de audiência pública em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), para discutir a potencialidade de exploração de florestas plantadas.

O senador Blairo Maggi destacou as possibilidades de utilização de florestas plantadas para produção de biomassa visando a produção de energia. Conforme explicou, no Centro-Oeste, ao lado de terras de qualidade usadas para agropecuária, há terras ruins que podem ser destinadas ao cultivo de árvores para produção de energia a partir de biomassa.

“As florestas podem ser implantadas em regiões onde já passam os linhões [de transmissão de energia], sem a necessidade de nova infraestrutura”, disse.

O senador Moka comentou a importância das florestas plantadas para o meio ambiente. “É um setor muito pouco conhecido. Temos hoje 8 milhões de hectares de florestas plantadas, com capacidade de neutralizar a poluição de toda a indústria brasileira por dois anos. Estamos diante de uma reserva de floresta plantada que não temos ideia do que representa”, frisou Moka.

O debate terá a presença da presidente da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), Elizabeth de Carvalhaes, do presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Carlos Lira Aguiar, e do presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Luiz Calvo Ramires Junior.

(*) Cenário MT

Foram destacadas as possibilidades de utilização de florestas plantadas para produção de biomassa (Foto: Cenário MT)

Comentários