24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Senado instala hoje comissão para acompanhar incêndios no Pantanal

Três senadores de Mato Grosso do Sul irão compôr a comissão

Os três senadores de Mato Grosso do Sul integram a Comissão Temporária Externa para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal. Ao longo de 90 dias, as senadoras Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (PSL) e o senador Nelsinho Trad (PSD) acompanharão as ações de combate aos incêndios no bioma. O colegiado é composto também pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), que sugeriu a criação do colegiado. A instalação está marcada para esta quarta-feira (16), às 16h (horário de Brasília), via reunião remota.

“Vamos buscar alternativas, não só para agora, mas também para o futuro. Mais do que acabar com os incêndios, muitas vezes criminosos, nós precisamos já criar mecanismos e estrutura para que isso não se repita no ano que vem e é isso que a bancada federal está fazendo, com uma ampla frente, inclusive numa política educacional, explicando para a população o que poderá acontecer com o bioma Pantanal se nós não tomarmos providências imediatas”, disse a senadora Simone Tebet.

Atuação da Comissão

Os parlamentares vão checar os desdobramentos e providências para evitar novas queimadas, bem como as ações de proteção da fauna e da flora, das populações diretamente atingidas e do impacto na economia da região. O trabalho dos senadores deve correr por meio de visitas in loco, reuniões, debates com os envolvidos, incluindo órgãos federais, estaduais e municipais, ONGs, pesquisadores e especialistas. 

“O fogo não espera. O Pantanal está em chamas, está sendo devastado. No Senado, vamos atuar para evitar essa catástrofe nos próximos anos. O trabalho da Comissão Temporária vai passar pela avaliação da dotação orçamentária, pela busca de mais recursos, por uma política constante dos governos estaduais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Este é o grande intento da Comissão”, disse a senadora Simone Tebet. 

Ouça a Senadora Simone Tebet falando sobre o assunto

O fogo já consumiu mais de 1.450.000 hectares em Mato Grosso do Sul. No município de Alcinópolis, 50% da área do Parque Estadual das Nascentes do Taquari já foi destruído. Também há a preocupação com os produtores de florestas plantadas do Estado. 

R$ 3,8 milhões

Esta semana, o Mato Grosso do Sul entrou em estado de emergência ambiental e o Governo Federal destinou R$ 3,8 milhões para ajudar o estado a combater os incêndios nos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

O dinheiro foi liberado em cerimônia nesta terça-feira (15) na Governadoria de MS com as presenças do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A senadora Simone Tebet, que acompanhou o evento, explicou que o estado de emergência agiliza a aplicação do dinheiro que deve ser destinado para a aquisição de equipamentos, combustíveis e horas de voo. O recurso estará disponível para qualquer município de Mato Grosso do Sul que necessitar das ações de combate aos incêndios florestais. 

(*) Assessoria de imprensa​

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.