27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Senai abre inscrições para preencher 430 vagas

05/08/2008 16h59 – Atualizado em 05/08/2008 16h59

Assessoria de Comunicação

O Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul) abre nesta quarta-feira (06/08) as inscrições para preencher 430 vagas em oito cursos gratuitos de aprendizagem industrial que são oferecidos nas unidades operacionais de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. Elas estão distribuídas da seguinte forma: 75 na Capital, 13 em Corumbá, 107 em Dourados, 34 em Naviraí e 201 em Três Lagoas.

Os cursos disponibilizados são Assistente de Produção Industrial (Dourados e Três Lagoas), Assistente Administrativo Industrial (Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Naviraí), Eletricista de Manutenção Industrial (Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas), Mecânico de Manutenção Industrial (Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Naviraí), Mecânico de Manutenção de Automóveis (Campo Grande), Confeccionador Industrial de Calçados (Três Lagoas), Tecelão Industrial (Três Lagoas) e Costureiro Industrial (Três Lagoas).

De acordo com o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai/MS, Jesner Escandolhero, os interessados têm de 6 a 8 de agosto para realizar as inscrições. “Como se trata de cursos gratuitos a orientação é não deixar para a última hora quando a procura é sempre maior”, ressalta, completando que parte dos selecionados serão contratados imediatamente e a outra parte deve compor o cadastro reserva.

Para se inscrever os interessados devem procurar, pessoalmente, as unidades do Senai das 7h30 às 11h00 e das 13h30 às 17h00 munidos de cópia e original dos seguintes documentos: RG (se menor também dos pais ou responsável), CPF, comprovante de endereço, certificado de reservista (se do sexo masculino e maior de 18 anos), certidão de nascimento ou de casamento, atestado de escolaridade atualizado, foto 3×4 colorida e recente. “Para o candidato menor de idade, é obrigatória a presença de um responsável no ato da inscrição”, avisa Jesner Escandolhero.

Seleção

Conforme o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai/MS, a Aprendizagem Industrial é um processo de formação profissional que visa proporcionar ao aprendiz as competências fundamentais para sua inserção no mercado de trabalho industrial como um trabalhador qualificado. “Ela é destinada à formação inicial de aprendizes, segundo as diretrizes e bases da legislação da educação e do trabalho”, destaca.

Ele explica que a idade mínima para ingresso do aprendiz varia conforme o curso de interesse, sendo que o mesmo deve concluir o curso antes de completar 24 anos. “Também há o requisito de possuir o Ensino Fundamental completo para o caso dos cursos disponíveis nesse processo seletivo”, completa, informando que os candidatos serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, sendo considerado como critério de desempate o maior aproveitamento na prova de Língua Portuguesa e depois na de Matemática.

As provas serão aplicadas no dia 17 de agosto nas unidades operacionais do Senai em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. “Nesse mesmo dia os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com comprovante de inscrição, cédula de identidade e caneta esferográfica azul ou preta”, informa Jesner Escandolhero, explicando que o gabarito estará disponível aos interessados nas unidades operacionais do Senai/MS e no endereço www.fiems.org.br em 18 de agosto, enquanto a lista de aprovados será disponibilizada no dia 22 de agosto, sendo que as aulas começarão no dia 15 de setembro deste ano.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.