32.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Senai Carne Vermelha atinge todos os segmentos da cadeia produtiva

02/12/2014 08h32 – Atualizado em 02/12/2014 08h32

O Programa ofereceu consultorias a frigorífico, supermercados, açougues, cozinhas industriais e restaurantes

Da redação

O Programa Senai Carne Vermelha, que tem foco na valorização do produto, agregando valor e fortalecendo os elos da cadeia produtiva da carne em Mato Grosso do Sul, conclui as atividades de 2014 atingindo todos os segmentos, desde frigoríficos e supermercados até açougues, cozinhas industriais e restaurantes especializado em carnes.

Segundo a assessora de atendimento empresarial do Senai, Laura Castro Carrielo Rosa, o Programa ofereceu consultorias, treinamentos e palestras indicando os melhores cortes, forma correta de manipulação e higiene. “O Senai Carne Vermelha alcançou o objetivo e nos permitiu notar uma mudança significativa nos estabelecimentos que passaram pela consultoria, com melhora de apresentação dos produtos, autosserviço, qualidade de cortes e higiene, além do aumento nas vendas, fidelização de clientes e redução do desperdício”, comentou.

Ela completa que já foram concluídos atendimentos em 32 empresas e mais 48 empresas de Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Maracaju, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Sidrolândia e Naviraí aderiram ao Programa, que oferece assessoria de serviços técnicos e tecnológicos, palestras de sensibilização do consumidor final e cursos de qualificação profissional. “Já foram 768 horas em consultoria e 20 palestras que juntas reuniram 364 participantes”, enumerou.

Clientes

Para a nutricionista da Health Nutrição e Serviços, Dezirrê França Horing, o Programa contribui para o desenvolvimento das empresas. “Com a consultoria estamos investindo na qualificação de nossos funcionários, otimizando a produção com a padronização de cortes, melhor aproveitamento e segurança nutricional”, disse. O açougueiro Genilson Armoa Brito destacou as informações repassadas durante os cursos. “Aprendemos muitas coisas, desde a origem da raça bovina, técnicas de corte, aproveitamento até a limpeza de equipamentos. Com certeza uma experiência muito boa”, avaliou.

De acordo com Flavio Bortoletto, gerente da Casa de Carnes Ponto da Carne, o Programa aprimorou as técnicas comerciais de cortes e ofereceu a oportunidade de aproveitamento de pedaços que antes tinham pouca saída, agregando valor ao produto final. “A capacitação permitiu a modernização e a implementação de novos cortes de carne, ou seja, temos uma maior variedade de produtos para oferecer aos nossos clientes”, disse.

Para o empresário André Fernando Simões, do Mercado Bom Jardim, está valendo a pena participar do Programa. “Pretendo participar de todo o trabalho, porque é um Programa que qualifica os funcionários pra termos melhoria na qualidade do produto”, declarou. O empresário Daniel Francisco Gonçalves, proprietário do açougue Dan Carne, destacou a necessidade constante de atualização. “É muito importante o programa e vou pensar um pouco mais, pois nunca é demais aprimorarmos e aprendermos novos cortes”, afirmou.

Consultoria

Na prática, o Programa possui uma equipe técnica do Senai, fomentando a higiene, qualidade, segurança e satisfação dos consumidores do produto. Além disso, são oferecidos serviços de orientação e assessoria técnica voltados à formação de consultores de carne, com foco no negócio, na padronização do processo, na melhoria da forma de apresentação e garantia de qualidade e segurança da carne ofertada no mercado estadual.

O consultor Arildo Flores destaca a importância de levar conhecimentos básicos para o oferecimento de um produto qualidade. “Neste programa, procuramos orientar o máximo possível para ter segurança naquilo que está se produzindo, segurança no que diz respeito não só a empresa, como, principalmente, segurança para o cliente”, afirmou.

Arildo Flores falou ainda dos cuidados quanto à preparação da carne. “Produtos como pimentão, cebola e alho in natura são arriscados, por isso é melhor dar preferência aos produtos desidratados. Além disso, a forma de embalar e o armazenamento também devem ter um cuidado especial para a preservação do produto”, comentou.

Serviço – Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3389-9077

(*) Assessoria de comunicação

Senai Carne Vermelha atinge todos os segmentos da cadeia produtiva (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.