25.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Senai e Volvo assinam parceria para capacitar trabalhadores

29/09/2015 16h04 – Atualizado em 29/09/2015 16h04

Senai e Volvo assinam parceria para capacitar trabalhadores

Dentre um dos benefícios disponibilizados estarão cursos voltados à automotiva diesel

Assessoria

Durante reunião realizada nesta terça-feira (29/09), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o Senai assinou parceria com a montadora de veículos pesados Volvo e com a Rivesa, concessionária autorizada da empresa em Mato Grosso do Sul, para o desenvolvimento das competências técnicas dos docentes da entidade e a qualificação de profissionais mais preparados de acordo com os requisitos da indústria.

Para o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, a parceria é extremamente interessante, já que a Volvo detém o market share – quota de mercado que uma empresa tem no seu segmento – de caminhões, ônibus, escavadeiras, carregadeiras, minicarregadeiras e retroescavadeiras e pode disponibilizar as soluções tecnológicas que dispõe para que o Senai possa oferecer aos seus alunos e instrutores, enriquecendo o currículo dos cursos voltados à automotiva diesel.

“Em um primeiro momento, essa oportunidade se dá por meio da capacitação dos instrutores nas metodologias e tecnologias da Volvo em seus componentes, cujo curso se daria nas nossas escolas de formação básica. Além disso, o Senai ainda poderia oferecer aperfeiçoamento e especialização aos alunos, que seriam deslocados para o centro de treinamento da montadora para um contato mais íntimo com os componentes dos veículos pesados fabricados pela Volvo”, destacou Jesner Escandolhero.

Juarez Mauro Santos, da área de desenvolvimento de concessionárias do Grupo Volvo da América Latina, disse que o planejamento estratégico da empresa prevê até 2023 a abertura de novos pontos de atendimento no Estado e dentro da expansão existe uma grande necessidade de contratação de mão de obra especializada. “Nesse primeiro momento, a gente busca uma parceria com uma entidade de referência na formação de pessoas e, para isso, estamos junto com o Senai”, reforçou.

Ele explica que o objetivo é fazer uma entrega de materiais didáticos para fazer os treinamentos e trabalhar na formação dos instrutores do Senai nas áreas de mecânica e eletroeletrônica de veículos pesados. “A partir desse momento, com infraestrutura e com instrutores capacitados, a gente pode abrir o treinamento para o mercado e os alunos começam a ser captados pelo Senai e formados. No momento de abertura desses novos pontos de atendimento essas coisas se encontram, profissionais formados e oportunidade de mercado”, pontuou.

O diretor de marketing e desenvolvimento do grupo Rivesa, Henrique Ribeiro, ressaltou que a empresa dentro do seu planejamento estratégico de crescimento para os próximos 10 anos está com foco total em Mato Grosso do Sul. “As regiões ainda serão definidas, mas dentro dos próximos seis anos estão previstos novos pontos no Estado. Nossa necessidade de capacitação é constante e, cada vez mais os produtos são mais especializados e exigem mão de obra qualificada, então a gente precisa de pessoas com competências específicas para o nosso negócio e, por isso, buscamos o Senai para acelerar o nosso processo de capacitação de pessoas”, afirmou.

(*) FIEMS

Com a parceria haverá mais contratação de mão de obra especializada. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.