20.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Senai lança programa para fortalecer produção da carne

30/09/2013 07h30 – Atualizado em 30/09/2013 07h30

Senai lança amanhã programa para fortalecer cadeia produtiva da carne vermelha

O evento de lançamento terá uma palestra com o consultor de cortes especiais Arildo Flores

Da Redação

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, lança, no próximo dia 1º de outubro, às 19 horas, no auditório da FatecSenai Campo Grande, o Programa Senai Carne Vermelha para desenvolver ações destinadas a promover o fortalecimento dos elos da cadeia produtiva da carne em Mato Grosso do Sul. Na prática, a equipe técnica do Senai vai fomentar a higiene, qualidade, segurança e satisfação dos consumidores do produto, oferecendo serviços de orientação e assessoria técnica voltados à formação de consultores de carne, com foco no negócio, na padronização do processo, na melhoria das formas de apresentação e garantia de qualidade e segurança da carne ofertada no mercado estadual.

No total, 80 empresas serão beneficiadas pelo Programa, que capacitará profissionais de açougues, casas de carne, minimercados e supermercados, além de promover palestras de sensibilização para consumidores a fim de formação de massa crítica para consumo de carne de qualidade. “Trata-se de uma prestação de serviços de orientação e assessoria técnica para o fortalecimento técnico dos processos da cadeia produtiva da carne de Mato Grosso do Sul voltada a frigoríficos, casas de carne, mercados e supermercados que comercializam carne”, destacou o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero.

Ele completa que o Programa Senai Carne Vermelha também vai contemplar a realização de cursos para a capacitação de profissionais ligados ao segmento da carne, sendo que no âmbito da qualificação profissional básica serão promovidos os cursos de açougueiro, magarefe e processador de industrializados de carne, enquanto na modalidade de aperfeiçoamento profissional serão realizados os cursos de boas práticas de fabricação de alimentos e sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle do programa alimentos seguros.

Do total de 80 empresas participantes do Programa, 30 serão de Campo Grande, 20 de Três Lagoas, 20 de Dourados, 5 de Naviraí e 5 de Corumbá. As empresas serão divididas em grupos de até 15 participantes, sendo atendidas com 24 horas de serviços de orientação e assessoria técnica por empresa, com 6 horas de atendimento coletivo, 15 horas de oficina tecnológica por empresa e 3 horas para elaboração do relatório final e apresentação ao empresário.

PALESTRA

Durante o lançamento do Senai Carne Vermelha, o consultor Arildo Flores fará a palestra “Oportunidades e Tendências na Comercialização e Consumo da Carne”, em que abordará a questão da genética e tecnologia para buscar a qualidade máxima do produto. “Para que o animal atinja a condição ideal de abate, ou seja, qualidade da carne, é necessária uma nutrição balanceada. Essa dieta equilibrada garante desenvolvimento, ganho de peso e acabamento com precocidade de carcaças, exigência maior do mercado consumidor”, disse.

Arildo Flores também destaca as vantagens e benefícios da carne a vácuo, como maior proteção ao produto com relação a higiene, garantia de procedência, no quesito segurança alimentar, além da praticidade para o armazenamento. Além disso, ele também irá tratar sobre os mitos e verdades sobre a picanha, dar dicas e sugestões.

PROGRAMAÇÃO:

1º de Outubro – Terça-Feira

19h00 – Recepção

19h30 – Abertura do evento

20h00 – Apresentação do Programa Senai Carne Vermelha

20h30 – Palestra: Oportunidades e Tendências na Comercialização e Consumo da Carne

21h30 – Considerações Finais

22h00 – Encerramento

(*) Com informações Assecom Senai.

No total, 80 empresas serão beneficiadas pelo Programa, que capacitará profissionais de açougues, casas de carne, minimercados e supermercados (Foto: Divulgação/ Senai)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.