A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) abriu o prazo de inscrição para famílias três-lagoenses interessadas em participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Este serviço visa buscar, capacitar e preparar as famílias que desejam receber e acolher temporariamente crianças e adolescentes que estão em casa de acolhimento institucional, afastadas provisoriamente do convívio familiar.

Um dos objetivos do Família Acolhedora é aproximar a criança e ou adolescente de uma convivência comunitária, afeto, atenção e cuidado, uma vez que estão separadas da família biológica, aguardando decisão judicial ou até mesmo em processo de adoção.

Esta aproximação contribui na superação da situação vivida dos acolhidos, propiciando também à família inscrita o exercício da solidariedade, dando oportunidade à criança/adolescente acolhida de ter acesso de forma comunitária a educação, saúde, profissionalização, esporte, serviços básicos, dentre outros.

Ao acolher uma criança ou adolescente, a família receberá apoio e orientações dos profissionais (Assistente Social, Psicólogo, Advogado) referente aos acompanhados das famílias. O serviço também subsidia recurso financeiro pelo tempo em que estiver participando do serviço, conforme preconiza na Lei Municipal que estabelece o Serviço em Acolhimento Familiar.

Requisitos

Para se tornar uma Família Acolhedora, todos os membros moradores da casa devem estar de comum acordo sobre a decisão de acolher a criança, deixando bem claro que é um processo temporário, não é adoção.

A família deve ser moradora de Três Lagoas, no mínimo (02) dois anos.  É importante que a residência seja compatível com o número de moradores, tendo um quarto disponível para o uso exclusivo do serviço de acolhimento. Os membros da família não podem estar respondendo processo criminal, além de não poder fazer uso de álcool, tabaco e drogas.

Os interessados em se inscrever devem procurar a equipe técnica do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, localizado na Rua Zuleide Perez Tabox, 97 – Centro, munidos dos documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento, casamento ou união estável), comprovante de residência, comprovante de renda e certidões negativas de antecedentes criminais. Mais informações pelos telefones: (67) 3929-1454 ou (67) 99286-0561.

Comentários