21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Simone participa da inauguração da iluminação da Câmara

08/10/2013 09h43 – Atualizado em 08/10/2013 09h43

Simone participa da inauguração da iluminação da Câmara dos Vereadores alusiva ao Outubro Rosa

A iluminação rosa da casa de Leis da Capital é uma das ações para chamar a atenção da população, principalmente mulheres, sobre a importância da prevenção

Da Redação

A vice-Governadora Simone Tebet participou na segunda-feira (07), do lançamento da iluminação rosa da Câmara dos Vereadores, ação alusiva à campanha mundial “Outubro Rosa”, mês de combate ao câncer de mama. A solenidade aconteceu à noite, na entrada do Plenário Olivia Enciso.

A iluminação rosa da casa de Leis da Capital é uma das ações para chamar a atenção da população, principalmente mulheres, sobre a importância da prevenção. Simone destacou a importância da mulher realizar os exames. “A mulher não deve ter medo de realizar os exames preventivos do câncer de mama. Está comprovado cientificamente que quanto mais cedo for diagnosticada da doença, mais chances de cura a mulher tem. Muitas mulheres ainda tem medo de fazer o exame. Fazer os exames clínicos é salvar a própria vida. Temos uma rede de saúde com todo o suporte necessário para atender as mulheres” afirmou Simone.

Uma das idealizadoras das ações do Outubro Rosa na Câmara dos Vereadores, a vereadora Carla Sthepanini enfatizou a importância da conscientização. “Hoje iniciamos a campanha de mobilização pelo Outubro Rosa. Começamos com a iluminação da Câmara dos Vereadores. Mas vamos fazer também uma mobilização nos serviços de saúde, junto à população, sobre a importância de se realizar os exames. É importante que as mulheres procurem os exames clínicos específicos. Quanto mais cedo for descoberto o câncer de mama, maior é a chance de cura. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres” afirmou a Vereadora. Participam das ações as vereadoras Grazielle Machado, Professora Rose, Luiza Ribeiro e Juliana Zorzo.

Em 2012, foram registrados mais de 50.000 casos no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, mais de 740 casos. Segundo a subsecretária de Estado da Mulher e da Promoção da Cidadania, Elza Maria Verlangieri Loschi (Tai Loschi), o governo do Estado tem reforçado a campanha do Outubro Rosa nos 24 municípios onde atua por meio das coordenadorias municipais de políticas públicas para as mulheres. “A saúde integral da mulher faz parte dos eixos temáticos das políticas públicas para as mulheres. Estamos reforçando no interior a campanha de mobilização para que as mulheres procurem, o quanto antes, os serviços de saúde para realizarem os exames” afirmou Tai.

AÇÕES DO GOVERNO

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, através da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, iniciou na última sexta-feira (4) as atividades comemorativas do Outubro Rosa. São ações voltadas aos cuidados e prevenção ao câncer de mama. Serão realizadas palestras e distribuídos informativos aos servidores durante o período comemorativo abordando os cuidados e o atual cenário da doença em todo Estado.

Além das atividades voltadas ao Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde também conta, desde 2004, com o Projeto Toque de Vida, que prevê a capacitação dos médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde e a sensibilização da comunidade quanto a necessidade de realizar Exame Clínico da Mama e Mamografia. Desde sua implantação os profissionais de saúde vêm desenvolvendo ações voltadas a conscientização das pessoas para detecção precoce do câncer de mama tendo possibilidade de aumentar a sobrevida e a cura da doença.

Entre os anos de 2012 e 2013, a estimativa é de que ocorram 740 novos casos de câncer de mama em Mato Grosso do Sul, sendo que 330 ocorrerão na Capital. Um estudo realizado com 393 mulheres usuárias da Estratégia de Saúde da Família em Dourados e com idade entre 40 e 69 anos identificou que a maioria das entrevistadas possuía algum conhecimento sobre câncer de mama, porém quase metade desconhecia qualquer um dos seus fatores de risco, o que reforça a necessidade de ampliar o trabalho de mobilização de toda a sociedade.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara dos Vereadores, Vereador Mário Cesar, a primeira-Dama Beth Puccinelli, vereadores e gestores do legislativo municipal.

(*)Com informações de Noticias MS

A solenidade aconteceu à noite, na entrada do Plenário Olivia Enciso (Foto Denilson Secreta)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.