A ideia é oferecer aos trabalhadores do comércio qualificação e requalificação profissional

Diante dos novos desafios da atualidade, o principal deles: conquistar e manter um bom posto de trabalho, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas (MS) – SECTL lança, nesta quarta-feira (15) o novo modelo de gestão focado no desenvolvimento profissional dos trabalhadores do comércio.

De acordo com o presidente do SECTL, Eurides Silveira de Freitas, “diante do cenário atual – de manter a empregabilidade – é necessário adotar um novo pensamento de sindicato, ou seja, adotar uma gestão focada na qualificação e requalificação do trabalhador do comércio”, explica Eurides.

Para isso, o presidente do SECTL afirma que dedicou três meses de estudos e aprofundamentos sobre os temas de Marketing, Planejamento Estratégico, Economia e Empregabilidade, etc. Ao todo, Eurides Freitas acumula 468 horas de estudos, que culminaram no projeto “Sindicato Sustentável”.

Projeto este que será apresentado à imprensa, às autoridades e aos gestores do Grupo São Francisco Supermercados, nesta quarta-feira (15), às 15h, no Hotel Taj.

UM MARCO

O início da nova década, marcado pela chegada do ano de 2021, por si mesmo cria uma excelente atmosfera para novas ideias e posturas. Mais do que ideias. Implica uma tomada de decisão. É fato que, agora, em 2020, o Governo Federal e todos os brasileiros aguardam com expectativa a retomada da Economia e quando as novas vagas de trabalho surgem, implica novas dúvidas aos trabalhadores do comércio: “Como conquistar uma vaga de trabalho, como posso manter o trabalho e ainda conquistar novas oportunidades?”

E neste clima de retomada e prosperidade, a reunião técnica com os gestores da Rede de Supermercados São Francisco marca este novo momento do SECTL. A ideia é justamente demonstrar com um “case”, ou seja, um exemplo concreto de sucesso, onde o SECTL apresentará, neste encontro a competência dos trabalhadores do comércio de Três Lagoas (MS). “Vamos demonstrar como os comerciários de Três Lagoas (MS) em nada deixam a desejar os comerciários dos grandes Centros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte. Somos qualificados e, sobre os comerciários que precisam passar por uma reciclagem, o SECTL oferece requalificação”, comemora Eurides”.

PARCERIAS

Para isso, o presidente do SECTL Eurides Silveira de Freitas buscou apoio e parcerias. Entre elas, figura uma central: o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas (Sindivarejo TL), Sueide Silva Torres, na perspectiva, onde todos ganham: empresários e comerciários. O novo modelo de “Sindicato Sustentável” entende que quando há entrosamento entre patrões e empregados, todos ganham.

Este trabalho – de alinhar interesses entre patrões e empregados – já vem sendo desenvolvido em Três Lagoas (MS) e, vem dando excelentes resultados. Exemplo: nos feriados sempre há interesse de ambos, tanto empresários (que querem aumentar os índices de venda), como dos trabalhadores (que têm interesse em fazer horas extras e, engordar os seus salários)

Assim, o respeito e a parceria entre Eurides e Sueide têm rendido bons frutos e agora, ganha mais um aliado: o diretor da Casa do Trabalhador de Três Lagoas Jurandir da Cunha Viana, o Nuna.

A ideia é oferecer aos trabalhadores do comércio qualificação e requalificação profissional.

Em 2019, o SECTL qualificou aproximadamente 150 trabalhadores gratuitamente.

Entre os trabalhadores qualificados estão aqueles que conquistaram o percentual de vagas temporárias de fim de ano.

A pesquisa foi realizada no começo do mês de outubro de 2019, através de plataformas eletrônicas “Google Forms” e contou com a participação de alguns comerciantes de Três Lagoas. De acordo com a pesquisa, 36,4% dos empresários criaram novos postos de trabalho.

200 NOVAS VAGAS NA REDE DE SUPERMRECADO SÃO FRANCISCO

No lançamento do Sindicato Sustentável, que acontece durante a reunião entre SECTL, Sindivarejo TL, Casa do Trabalhador e os gestores do RH da Rede de Supermercados São Francisco, os detalhes sobre qual é o perfil profissional desejado pela rede de supermercado e de como o SECTL atuará nestas frentes de qualificação e requalificação do comerciário serão apresentados à imprensa e às autoridades.

A expectativa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas (MS) – SECTL, através do projeto Sindicato Sustentável é garantir a ocupação de 200 vagas, nos próximos meses com a chegada da Rede de Supermercados São Francisco.

SERVIÇO:

Lançamento Sindicato Sustentável

Coletiva de imprensa

Local: Hotel TaJ – Av. Antônio Trajano, 1313 – Lapa, Três Lagoas – MS, 79654-000

Horário: 15h03min

(*) Diurna Comunicação

Comentários