31 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de novembro, 2021
InícioNotíciasSistema FIEMS entrega cinco respiradores consertados para o município de Nova Andradina

Sistema FIEMS entrega cinco respiradores consertados para o município de Nova Andradina

Dando continuidade às ações de combate a pandemia provocada pela covid-19, o Sistema FIEMS entregou cinco respiradores hospitalares para o município de Nova Andradina. Os equipamentos, que estavam parados nas unidades de saúde passaram por reparos, manutenção e calibragem no SENAI Empresa e agora estão aptos para uso.

Para o diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, concretizar a entrega dos respiradores traz a sensação de dever cumprido. “É uma felicidade para o SENAI poder devolver respiradores que estavam precisando de manutenção nos hospitais, porque sabemos o quanto esses equipamentos são essenciais para pacientes hospitalizados em tratamento da covid-19”.

Uma curiosidade, neste caso, é que uma rede de apoio foi formada para que esses respiradores chegassem até o SENAI, em Campo Grande. A Prefeitura de Nova Andradina entrou em contato com a administração pública de Corumbá em busca de orientações sobre o conserto dos equipamentos. Em seguida, a Prefeitura de Corumbá pediu ajuda ao vice-presidente regional da FIEMS do município, Lourival Vieira Costa, que fez o encaminhamento do pedido diretamente ao SENAI. Ele destacou o empenho de todos para conseguir ajudar. “ Estamos falando em vidas que lutam pela sobrevivência em hospitais. E, por isso, não medimos esforços para conseguir ajudar. É uma alegria enorme saber que esses equipamentos consertados vão ajudar a salvar vidas”.

O gerente do SENAI Empresa, Thales Saad, destacou o empenho do trabalho em equipe entre colaboradores e voluntários. “O SENAI está cumprindo seu papel nesse momento de pandemia, colaborando com suas expertises e ajudando a sociedade com o conserto desses equipamentos. Sentimos muito orgulho desse trabalho realizado. Cada respirador entregue é uma vitória. Temos mais alguns equipamentos para serem consertados, e esperamos continuar com esse sucesso no trabalho”.

Só neste ano, a FIEMS consertou 42 respiradores de hospitais do Estado e, também, dos municípios. Entre eles, os cinco que foram devolvidos para o município de Nova Andradina. O prefeito da cidade, José Gilberto Garcia, explicou que todos os respiradores vão para o Hospital Regional do município e vão ajudar no tratamento de pacientes com a covid-19. “Hoje o município tem 16 respiradores, oito deles estão na UTI de covid-19 e o restante no tratamento de pacientes com outras doenças graves. Por isso, o trabalho do SENAI  no conserto desses cinco respiradores foi fundamental para conseguirmos melhorar o atendimento dos nossos pacientes.” Mais um respirador enviado pelo município ainda continua no SENAI Empresa em Campo Grande, onde aguarda a chegada de uma peça. Depois do conserto, o equipamento também será devolvido ao município.

Movimento nacional para ajudar a recuperar respiradores em todo o País

A iniciativa “+ Manutenção de Respiradores” envolveu os Departamentos Regionais do SENAI de todo o País para recuperar respiradores hospitalares que se encontravam estragados nos hospitais e, assim, contribuir com o combate à covid-19. A ação recuperou 2,4 mil equipamentos em 2020 em um momento crítico da pandemia.

Só em Mato Grosso do Sul, o SENAI conseguiu recuperar 157 aparelhos para unidades de saúde dos municípios e Estado. Foram 115 equipamentos recuperados em 2020 e mais 42 até agora, em 2021. Para isso, a instituição adaptou uma estrutura composta por unidades móveis para que o trabalho de manutenção fosse possível de forma segura para todos os colaboradores. Houve uma separação entre espaços destinados ao recebimento dos respiradores e, também, para higienização dos equipamentos para só depois serem encaminhados para a manutenção.

O apoio da Energisa nessa ação também foi fundamental no trabalho de logística, buscando os respiradores estragados nos municípios e levando até à oficina adaptada do SENAI em Campo Grande.

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.