19/08/2014 10h11 – Atualizado em 19/08/2014 10h11

Durante quatro dias Sesi, Senai e IEL estarão presentes no evento com inúmeras atrações

Da Redação

O Sistema Fiems, por meio do Sesi, Senai e IEL, participa da edição 2014 da Feira do Empreendedor, que será realizada pelo Sebrae/MS de 21 a 24 de agosto, das 14 às 22 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), com a divulgação de serviços, palestras, tecnologias e inovações. Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o evento vai contribuir para integrar ainda mais o setor produtivo sul-mato-grossense, composto pela agropecuária, indústria, comércio e serviços.

“A Feira representará a união de todos os setores da produção estadual e será a oportunidade única de interagirmos com todos os integrantes da cadeia produtiva em um ambiente de grandes oportunidades e bons negócios”, destacou Sérgio Longen, completando que o evento faz parte do projeto único do setor produtivo estadual de buscar o desenvolvimento da economia sul-mato-grossense. “Durante a Feira vamos mostrar como se produz com qualidade”, pontuou.

Nos quatro dias do evento, serão divulgados os serviços disponibilizados pelo Sesi, Senai e IEL nas áreas de saúde, educação básica e profissional, cursos, serviços laboratoriais e encaminhamento para estágio, além do oferecimento de oficinas, palestras e exposição de tecnologias e produtos inovadores. O Senai, por exemplo, trouxe para a Feira a “Exposição de Tecnologia Educacionais do Senai – O Futuro”, que vai mostrar as ferramentas tecnológicas já utilizadas nas salas de aula e nas oficinas das unidades do Senai em todo o País.

No espaço montado pelo Senai, estarão em exposição equipamentos e ferramentas educacionais, tais como a caverna digital, os simulares de solda, de empilhadeira, de escavadeira e de colhedeira e o kit didático de petróleo e gás, bem como realidade aumentada, sala de 3D, ambiente virtual e livros didáticos. Além disso, o Senai vai oferecer oficinas gratuitas e com inscrições realizadas na hora e no local do treinamento, com duração média de uma hora e meia cada uma, bem como palestras.

O ciclo de palestras terá início no dia 21 com a “Clínica Tecnológica: Desenvolvimento de Produto – Inspirações Inverno 2015”, às 14h45 e 18h, enquanto no dia 22 será possível conferir a “Clínica: Como aumentar seu lucro economizando energia”, às 14h45 e 16h, a palestra “Oportunidades para micro e pequena empresa na área de celulose e cana de açúcar”, às 16h45 e 18h30 e a palestra “O que você ganha com o Selo Ambiental? E como implantá-lo”, às 19h e 21h30.

Já no dia 23 o público poderá conferir a palestra “Novidades, tecnologias e tendências do setor de Alimentos e Bebidas”, às 14h30 e 16h, palestra “A receita para se manter competitivo no setor de alimentos”, às 16h30 e 18h30 e a clínica “Sua embalagem pode agregar mais valor ao seu produto. Saiba como”, às 19h e 21h, enquanto no dia 24 haverá as clínicas “Edital Senai de Inovação – Minha pequena empresa pode participar?”, às 14h30 e 16h e “Inovalor – Como a inovação pode gerar valor à sua empresa?”, às 14h30 e 16h.

SESI E IEL

Já o Sesi levará para a Feira do Empreendedor a divulgação dos serviços disponibilizados pela entidade, além da realização do circuito de saúde, que inclui aferição de pressão e IMC (Índice de Massa Corporal), assim como a disponibilização de quick massage, aulão de ginástica e exame de bioimpedância. Durante o evento, o Sesi também irá disponibilizar um totem para a realização de inscrições para a 6ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, que neste ano será realizada no próximo dia 12 de outubro, em Campo Grande (MS).

No dia 23, o Sesi vai promover, das 17h30 às 19h30, a palestra “Qualidade de Vida”, voltada para os voluntários que irão participar da Volta das Nações. Ainda durante o evento, o Sesi realiza o Torneio Interclasse de Robótica, da unidade de Campo Grande, que busca estimular o raciocínio lógico e o desenvolvimento de habilidades dos estudantes e conta com a participação de 86 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A competição, que é promovida em parceria com a Zoom Education, será realizada no dia 24, das 14 às 18 horas no Espaço Arena.

O IEL vai disponibilizar uma equipe para divulgar o cadastro de currículos e a disponibilidade de vagas para estágio em Campo Grande, além de divulgar o evento Caça Talentos, que será realizado de 5 a 8 de maio de 2015. No dia 21, o IEL apresenta a palestra “Qualificação de Fornecedores para Indústria”, às 20h30, enquanto no dia 22, o público poderá conferir a palestra “Estágio – Instrumento de Sucesso para Formação de Talentos”, às 16h30 e a palestra “Programa Inova Talentos”, às 20h30.

Ainda na Feira do Empreendedor, será realizada a cerimônia de premiação da etapa estadual do Prêmio IEL de Estágio, que será entregue no dia 22 de agosto, às 18h30, e terá a palestra “Jovem no Mercado de Trabalho”. Neste ano, serão premiados regionalmente, os estagiários, empresas e instituições de ensino superior que se destacarem em 1º, 2º e 3º lugares, sendo que os três receberão troféus e certificados e o 1º ganhará ainda um Ipad e, automaticamente, vai representar o Estado na etapa nacional, concorrendo, conforme porte da empresa, em solenidade especial, na sede da CNI, em Brasília (DF), no dia 15 de outubro, quando os vencedores receberão troféus, certificados, notebooks e tablets para os dois primeiros colocados.

Na edição deste ano, a lista dos trabalhos finalistas em Mato Grosso do Sul para a etapa regional do Prêmio de Estágio são os projetos desenvolvidos nas empresas Fitness Academia, pelo acadêmico Weksley Mafra Xavier, que faz o curso de Educação Física na Unigran Campo Grande, na Indústria de Embalagens Inflex, pelo acadêmico Welintton Perroni, que faz o curso de Engenharia Física na UEMS de Dourados, e na Delta Biocombustíveis, pelo acadêmico Paulo Roberto Roos Filho, que faz o curso de Ciências da Computação na Unigran Dourados.

Serviço – A Feira do Empreendedor será realizada no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), de 21 a 24 de agosto, das 14 às 22 horas, com entrada franca

(*) Com informações de Assecom Fiems

Nos quatro dias do evento, serão divulgados os serviços disponibilizados pelo Sesi, Senai e IEL nas áreas de saúde, educação básica e profissional, cursos, serviços laboratoriais e encaminhamento para estágio, além do oferecimento de oficinas, palestras e exposição de tecnologias e produtos inovadores (Foto: Divulgação/Assecom)

Ainda durante o evento, o Sesi realiza o Torneio Interclasse de Robótica, da unidade de Campo Grande (Foto: Divulgação/Assecom)

Comentários