23/04/2014 10h45 – Atualizado em 23/04/2014 10h45

Akira Otsubo é avaliado como melhor parlamentar de MS e o 8º do Congresso Nacional

O deputado tem 356 pontos, que é a soma dos 200 iniciais, mais 51 pontos pelos gastos da verba indenizatória abaixo da média e 105 pela qualidade legislativa

Assessoria

O deputado federal sul-mato-grossense Akira Otsubo (PMDB) é apontado pelo site “politicos.org.br” como o 8ºmelhor parlamentar federal do Brasil e o melhor do Estado. A página – elaborada e mantida por dois administradores de empresas – tem objetivo de ajudar o eleitor a votar melhor. O primeiro colocado neste ranking é o deputado federal Reguffe (PDT/DF).

De acordo com o site, o ranking foi elaborado utilizando dados públicos de diversas fontes para dar ou tirar pontos dos políticos brasileiros, sendo que os usuários podem dar ou tirar pontos dos políticos. O site é uma iniciativa particular dos fundadores, que investiram cerca de R$ 30 mil para montar a página e R$ 2 mil por mês. “Esse projeto é uma contribuição para melhorar a cidadania no Brasil e querem permanecer sempre independentes. Não aceitam doações nem recebem dinheiro de fora (suborno), seja através de alguém ou qualquer instituição. Ou seja, a única forma de contribuir com esse trabalho é nos enviando informações sobre políticos.”, é afirmado no site.

AVALIAÇÃO

O ranking de cada político começa com 200 pontos e, de acordo com os dados obtidos, o parlamentar pode ganhar ou perder estes pontos. O site www.políticos.org,br considera como válidas as informações vindas de fontes oficiais, como sites governamentais e de veículos de comunicação, além de acompanhar as votações de cada político e as leis de acordo com o quanto elas ajudam ou atrapalham o país.

O deputado Akira Otsubo tem 356 pontos, que é a soma dos 200 iniciais, mais 51 pontos pelos gastos da verba indenizatória abaixo da média e 105 pela qualidade legislativa. O primeiro colocado no ranking, o deputado federal Reguffe – o parlamentar mais votado em Brasília – tem 493 pontos.

Esta pontuação fez com que Otsubo ocupe a 8º posição no ranking do Congresso Nacional (senadores e deputados federais), o 7º entre os deputados federais e o primeiro no Estado. “Considero que minha ótima colocação teve como fator principal minhas posturas e votações a favor do Brasil na Câmara dos Deputados, como a MP dos Portos. Quando esta matéria foi apreciada eu fiquei mais de 20 horas em plenário. O debate começou à tarde e se estendeu até a manhã do outro dia”, afirmou Otsubo.

Veja abaixo como é elaborada a pontuação:

Pontuação inicial: 200 pontos iniciais para que 80% dos parlamentares tenham pontuação positiva

Presença nas sessões:
Com menos de 10% de faltas, ganha pontos e com mais de 10% perde pontos.

Privilégios:
Acima da média de gastos: – 10 pontos
Abaixo da média de gastos: + 10 pontos

Processos Judiciais:
Simples menção a crimes: +/- 20 pontos
Crimes graves: +/- 40 pontos
Condenações: +/- 120 pontos

Qualidade Legislativa:
São pontuadas todas as leis de – 20 à + 20, em que levamos em consideração:
• Diminuição dos gastos públicos.
• Incentivo à livre iniciativa e regime de mercado.
• Combate à corrupção.
• Eficiência do serviço público.
• Liberdade de expressão e informação.
• Fiscalização social (lei-seca, anti-fumo, …).

Mentirômetro:
Cumprimento de promessas: ganho de 5 a 30 pontos
Descumprimento de promessas: perda de 5 a 30 pontos
Variação de acordo com o teor da informação fornecida.

Outros:
1.1 FORMAÇÂO:
+ 5 para formação universitária.

1.2 MUDANÇA DE PARTIDO:
Manter filiação partidária: + 5.
Mudança partidária: – 5

1.3 FILIAÇÃO PARTIDÁRIA:
1 partido: + 5.
2 partido: 0.
3 partido: – 5.
4 partido: – 10.
5 partido: – 15.

Akira preside sessão da Câmara dos Deputados, no final de março deste ano (Foto: Divulgação)

Comentários