24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

SITUAÇÃO INÉDITA

03/04/2011 23h06 – Atualizado em 03/04/2011 23h06

Pela primeira vez, em uma trajetória de oito anos de atividades, a direção do site Perfil News resolveu fazer uma brincadeira

Para isso aproveitou a data de 1º de abril, mundialmente conhecido como o Dia da Mentira

Caldeirão do Bolsão – Ricardo Ojeda

SITUAÇÃO INÉDITA

Pela primeira vez, em uma trajetória de oito anos de atividades, a direção do site Perfil News resolveu fazer uma brincadeira com os internautas. Para isso aproveitou a data de 1º de abril, mundialmente conhecido como o Dia da Mentira.

IMPROCEDENTES

Nesse sentido, a direção do portal reuniu com a equipe da redação para escolher cinco matérias para compor as capas do site. Mesmo sendo notícias meramente fictícias e improcedentes, foi difícil escolher as que dariam impactos junto aos internautas.

DESMENTIDO

As “notícias” que entraram na pauta foram postadas no fim do dia que antecedeu o 1º de abril, mas foram programadas no gestor para entrar no ar às 7:30 horas do dia seguinte, onde ficariam até às 08:30 horas, depois foram substituídas por nota desmentindo o texto publicado.

ESDRÚXULAS

As “notícias” eram tão esdrúxulas que se o leitor atentasse com mais interesse perceberia que não havia nenhuma possibilidade de serem verdadeiras.

IMPROCEDENTES

As matérias em questão informavam que devido às chuvas, a Eldorado iria paralisar os investimentos em Três Lagoas; que a vice-governadora iria renunciar e voltar a administrar a prefeitura, que o governo federal reconheceu a situação de emergência e liberaria na próxima semana mais de R$ 10 milhões, a água que abastece a cidade estaria contaminada por radioatividade oriunda da usina nuclear do Japão, e por fim, que o grupo Perfil News havia decretado falência e encerraria as atividades.

UMA BOMBA

Pois bem. As “notícias” caíram como bomba junto aos internautas e os telefones da redação não pararam de tocar. Foi um Deus nos acuda. Comentários preocupantes da assessoria de Comunicação da Eldorado informaram por telefone que a situação ficou incontrolável, já que as ações da empresa são comercializadas na bolsa de valores.

CRÍTICAS RAIVOSAS

A sessão de comentários do site recebeu dezenas de manifestações criticando a direção do Perfil News entre outras reclamações. Poucos foram os e-mails com elogios.

EXPLICANDO

Ninguém indagou por que o Perfil News procedeu dessa forma? A intenção foi mostrar às autoridades e aos internautas de quão é poderosa a ferramenta chamada internet. De mostrar como é grande a responsabilidade dos jornalistas, editores e redatores de um site informativo.

RELEGANDO A MÍDIA

Há algum tempo, um assessor de Comunicação da Eldorado disse ao titular do Caldeirão que o grupo JBS, dono da Eldorado não ligava muita para a imprensa. “Eles cresceram sem se preocupar muito com a mídia”, disse uma vez o assessor. Pois bem; uma matéria sem embasamento, fruto de ficção, divulgada em um site abalou os diretores de um dos maiores grupo do país, que até então não dava importância para a mídia.

EXCEÇÃO

Importante dizer, que as matérias “inventadas” foram excluídas do site tão logo foi desmentido pela editoria. A direção do Perfil News jamais autorizou a exclusão de matérias da grade do site. Com exceção às determinadas por mandato judicial, nenhuma matéria até então fora excluída.

LIÇÃO

A lição que se tira desse episódio é não confiar em algumas notícias publicadas em sites duvidosos. Com a facilidade de chupar matérias de outras publicações on-line, alguns sites não atentam para o que estão publicando.

BAIRROS CASTIGADOS

Agora voltando aos acontecimentos sérios. Na madrugada de sábado a cidade de Três Lagoas foi atingida com grande intensidade pela chuva. Vários bairros da cidade ficaram alagados, obrigando as famílias a retirarem seus pertences.

INDIGNAÇÃO

Teve casos que os moradores tiveram que fazer uso de barcos para locomoveram em plena rua da cidade. Imagem impactante, que causa indignação nas famílias atingidas.

SEM PROCURAÇÃO

Dezenas de e-mail foram enviados ao Perfil News criticando a prefeita Márcia Moura (PMDB) e os vereadores. Embora essa coluna não possui procuração para defendê-los, faço aqui algumas ressalvas. A prefeita Márcia Moura não pode ser responsabilizada por uma situação que já perdura há anos. Vale lembrar que ela completou apenas 01 ano como prefeita.

PROJETO REVOLUCIONÁRIO

Os problemas de alagamentos já vem há tempo acontecendo na cidade, mas não na intensidade que ocorreu sábado. Para solucionar definitivamente tal situação é preciso de muita verba e um projeto revolucionário para ser executado. Isso demanda de anos.

OUTRAS CIDADES

Para ter uma idéia, até Campo Grande e cidade como, São Paulo sofre demasiadamente com o mesmo problema. Portanto não será de uma hora para outra que isso vai acabar. Até lá, como forma de protesto e desabafo a prefeita e os vereadores serão sempre crucificados. Mas vale o registro.

FILOSOFANDO

“Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar.” (Francis Bacon)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.