20.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de outubro, 2021
InícioTrês LagoasEspecial Três LagoasSó fica sem atendimento quem não quer; conheça o trabalho da Assistência...

Só fica sem atendimento quem não quer; conheça o trabalho da Assistência Social de Três Lagoas

Secretaria Municipal de Assistência Social oferece auxílio e atendimento de diversas formas à população, inclusive com plantões e ONGs

Um dos maiores nomes da educação e da caridade em toda a história foi São João Bosco, mais conhecido como Dom Bosco. Além de todo credo e crença, o salesiano deixou um ensinamento unânime em sua passagem por este mundo: “A caridade suporta tudo. Por isso não haverá verdadeira caridade quem não se dispuser a suportar os defeitos dos outros.”

E existem trabalhos, serviços e instituições sustentados única e exclusivamente por este ensinamento de Dom Bosco (direta ou indiretamente): a compaixão pelo outro. E pessoas que dependem desta compaixão.

SMAS

Segundo o Artigo 1º da Lei Orgânica da Assistência Social, de 1993, “é Política de Seguridade Social não contributiva […] de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas”.

E estas necessidades básicas, previstas por lei e garantidas por humanidades, não são poucas. Como mencionado em documento disponibilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), “a rotina de serviços da Assistência Social é extensa e em tempos de pandemia a demanda apresentou um considerável aumento”.

Atendimentos, visitas domiciliares, grupos socioeducativos, e, devido ao distanciamento social, reuniões online, atendimentos via telefone, videochamadas e e-mail, sem parar em momento algum, inclusive os plantões.

E é importante ressaltar que a Secretaria se empenha ao máximo para que os indivíduos e famílias necessitadas busquem ajudas e, quando solicitarem, sejam atendidas da maneira mais eficaz possível, diante do momento delicado em que vivemos.

SERVIÇOS

Para se ter uma dimensão da importância do trabalho da Assistência Social para a cidade e quantas esferas sociais ela atinge, vamos listar os setores que a SMAS atende.

São seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS): Vila Piloto, Ruth Filgueiras, São João, Interlagos, Ana Maria Moreira e CRAS Amélia Jorge de Oliveira.

Nestes Centros são executados os serviços de Proteção de Atendimento Integral à Família (PAIF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – criado pelo art. 19 da Lei n. 10.696, de 02 de julho de 2003 – que contempla cerca de 650 famílias.

Além destes dois mencionados, ainda há as associações de agricultores e ativistas agrícolas vinculadas aos CRAS, que incentivam a produção rural local, o comércio familiar e o pequeno empreendedorismo, além de gerar produtos para o Plano de Execução da Assistência Social.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), SCFV até 6 anos – Colo de Mãe, SCFV Idosos – Grupo da Melhor Idade, SCFV Banda Cristo Redentor, SCFV Bombeiros do Amanhã, SCFV Crase Coração de Mãe, SCFV Pelotão Mirim, SCFV Patrulha Mirim, SCFV Patrulha Florestinha, SCFV para Idosos – Tia Nega.

Todos estes, sem exceção, promovem atividades para reforço dos vínculos sociais, educação, projetos biossocioeducativos, fortalecimento de relações e preparo de cidadãos.

REDE PRIVADA

A Assistência Social está presente, também, na rede privada; com apoio, projetos, visitas, reuniões e palestras.

Algumas as instituições não governamentais que contam com o apoio da SMAS são: Missão Salesiana – Centro Juvenil Jesus Adolescente, A Candeia – Projeto de Valorização da Criança e do Adolescente, Unidade de Acolhimento para Famílias – Vila Vicentina, Instituição de Longa Permanência de Idosos – Eurípedes Barsanulpho, Instituição de Longa Permanência de Idosos – ILPI Paulo de Tarso, Instituição de Longa Permanência de Idosos – ILPI Betel.

O QUE FAZER

A SMAS também tem a Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua – Centro Pop, que será contado em detalhes numa reportagem, em breve. O telefone do plantão para atendimento e acolhimentos é: 99274-4942.

Nossa cidade tem uma estrutura incrível de acolhimento social, como você pode conhecer – um pouco – nesta matéria.

A melhor ajuda para pessoas em situação de rua e necessidade sempre será a profissional, estruturada. Não alimente falsas expectativas, um telefonema pode dar esperança de vida para alguém.

*Esta matéria faz parte de uma série de reportagens especial em homenagem aos 106 anos de Três Lagoas, que enaltece e valoriza a solidariedade e o afeto três-lagoense, principalmente durante o período difícil que marca o ano de 2020 e o primeiro bimestre de 2021.

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comentários
error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.