20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Subcomandantes da PM e Bombeiros recebem títulos de cidadãos três-lagoenses

22/10/2015 17h13 – Atualizado em 22/10/2015 17h13

Os representantes serão homenageados por seus relevantes serviços que prestam em prol da segurança e bem-estar da coletividade no exercício

Assessoria

Por propositura do vereador Gil do Jupiá, a Câmara Municipal de Três Lagoas realiza sessão solene, nesta sexta-feira (23) para conceder o Título de Cidadão Três-Lagoense ao subcomandante da Polícia Militar no município, major Élcio Almeida, e ao subcomandante do Corpo de Bombeiros, major Leandro Mota de Arruda. Eles serão homenageados pelos relevantes serviços que prestam em prol da segurança e bem-estar da coletividade no exercício de suas funções frente às corporações que representam.

A solenidade será às 19h, no plenário da Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelo site da Câmara e pelo Canal Cidadania ao Vivo, no Youtube.

CURRÍCULO MAJOR ELCIO ALMEIDA

Nascido em Fátima do Sul, em 02 de julho de 1972, filho de Jose Almeida Filho e Carmelita Rosa de Souza Almeida, o major ELCIO ALMEIDA é casado com Nilda Maria Marcolino de Almeida e tem um filho, Elcio Almeida Filho.

“Vir para o Três Lagoas era um desafio que se transformou em prestação de serviços à comunidade e hoje me sinto de fato um cidadão três-lagoense mesmo antes de receber tão honroso título”, afirmou o major Elcio.
Ele tem formação superior no Curso de Formação de Oficiais APM – GO na Academia de Policia Militar do Estado de Goiás, na cidade de Goiânia; é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pós-graduado em Ciências Penais pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina em parceria com a LFG – Rede de Ensino Luís Flavio Gomes e pós-graduado em Gestão de Trânsito pela UNICESUMAR – Centro Universitário de Três Lagoas – MS.

Quanto aos cursos Militares, além da formação pela Academia de Policia Militar do Estado de Goiás, tem curso de Formação de Soldados Policial Militar Pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), de Campo Grande – MS e curso de gestão em Segurança Pública (Aperfeiçoamento de Oficiais), pela Unitoledo em Parceria com a PMMS.

Profissionalmente, tem a seguinte experiência na Secretaria de Justiça e Segurança Pública, na Polícia Militar de MS: foi incluso em 01 de setembro de 1992, sendo declaro aspirante a Oficial em 26 de novembro de 1998 e promovido a 2º Ten QOPM em 05 de setembro de 1999, 1º Ten QOPM em 09 de maio de 2002, Capitão PM no dia 12 de dezembro de 2005 e a Major PM em 05 de setembro de 2011.

O major Elcio Almeida várias medalhas e insígnias pelos bons serviços prestados à Policia Militar de Mato Grosso do Sul.

Antes de ser lotado em Três Lagoas, serviu à Polícia Militar em Campo Grande, Nova Andradina, Ponta Porã e Corumbá. Já comandou o Batalhão Rodoviário em Campo Grande – MS e a 2ª Companhia, com sede Três Lagoas. Atualmente, deste fevereiro de 2010, é o subcomandante do 2º BPM.

CURRÍCULO MAJOR LEANDRO MOTA DE ARRUDA

Leandro Mota de Arruda nasceu em 12 de agosto de 1977 na cidade de Campo Grande-MS onde teve seus estudos praticamente em sua totalidade realizado em instituições públicas. Ffoi aprovado em todas as universidades de Campo Grande-MS, onde frequentou inicialmente o curso de Engenharia Elétrica, na UFMS, mas ingressou na carreira de bombeiro militar logo em seguida, no ano de 1996 frequentando então o curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal por três anos, em Brasília-DF. Ao ser declarado aspirante oficial bombeiro militar iniciou a carreira em Campo Grande-MS onde pode ter uma grande experiência profissional na função de comandante de socorro operacional além das atividades administrativas e de instrução nos mais diversos cursos realizados pela Corporação onde atuou como instrutor.

Com o tempo foi convidado, ainda como tenente, a servir em Três Lagoas-MS, cidade onde não tinha nenhum parente ou amigo, Porém, sem muita explicação e entendendo como um chamado, mudou-se para a cidade, onde serviu por três anos, sendo que neste período exerceu diversas funções no bombeiro local, porém , a de maior relevância sem dúvida foi a presidência da COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil), sendo um dos primeiros passos de estruturação da defesa civil municipal, inclusive conquistando a primeira sede própria para a mesma, que ainda era uma comissão e hoje já tem status de Coordenadoria.

Retornou a Campo Grande, onde foi chefe da seção de relações públicas da Corporação, chefe do serviço de Inteligência da Corporação, chefe do setor de vistorias da capital e região, na época em que aa diretoria de serviços técnicos centralizava todas as vistorias da capital e região, além de assumir funções de comando no quartel do Coronel Antonino e ter sido subcomandante do 1°GB em Campo Grande.

Foi convidado a assumir a função pertencente ao posto de Tenente Coronel mesmo ainda sendo major, como comandante do 5°GBM, em Três Lagoas-MS, em dezembro de 2012. A paixão pela cidade já havia nascido no passado, porém, o status industrial e de desenvolvimento requeriam além da paixão pela cidade, um ímpeto de bem servir não só ao bombeiro, mas também ao município que merecia o melhor de seu trabalho.

No tempo em que esteve distante, antes de seu regresso a Três Lagoas, buscou formação acadêmica, realizando três pós-graduações na área de gestão. O seu trabalho como comandante foi posto, realizado e com certeza requer continuidade, mesmo passando o comando em fevereiro deste ano, permaneceu no município e, mesmo em outras funções, procura realizar o seu melhor em favor desta cidade que tão bem o acolheu. “Hoje, a família, os amigos, as raízes que aqui plantei me motivam a permanecer por muito mais tempo. Só a permanência no município já é um presente de Deus, mas ser honrado com este título não tem preço”, destacou o major Arruda.

(*) Câmara Municipal de Três Lagoas

Subcomandantes da PM e Bombeiros recebem títulos de cidadãos três-lagoenses

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.