24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Superlotação – Presídios de MS abrigam o dobro da capacidade

19/09/2002 11h05 – Atualizado em 19/09/2002 11h05

Uma comissão formada por juízes vai apurar a atual situação que existe hoje em todos os presídios do Estado. O principal problema é a superlotação, que já alcançou níveis insustentáveis há muito tempo, aumentando o risco de rebeliões e facilitando fugas onde há menor grau de segurança.

O que era para ser exceção virou regra em Mato Grosso do Sul. Celas superlotadas e falta de espaço para presos.

Hoje existem no Estado 19 instituições penais, com 4.415 presos. Nas delegacias tem mais 1.250 detentos. São 5. 765 presos, mais que o dobro da capacidade que para 2.254.

O corregedor explica que a superlotação e a falta de condições de recuperação dos presos podem gerar uma crise e até resultar em rebeliões. Os juizes de execuções já começaram uma fiscalização para fazer um levantamento sobre o sistema penitenciário estadual e a partir daí propor mudanças.

A Secretaria de Segurança Pública informou que estão sendo construídos presídios em três municípios do interior e o presídio de trânsito na Capital. Mas não informou quando devem ser inaugurados. O primeiro relatório sobre o levantamento nos presídios feito pela comissão de juízes será divulgado na próxima sexta-feira, 27 de setembro.

Fonte: TV Morena

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.