23.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Suzano capacita empresários do ramo de transporte florestal em Três Lagoas

Programa Semear é uma parceria da empresa com o Sebrae visando o fortalecimento da micro e pequena empresa e o desenvolvimento regional

A Suzano está capacitando 30 fornecedores de transporte florestal em Três Lagoas. A iniciativa faz parte do Semear (Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores), desenvolvido por meio de uma parceria como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) visando o fortalecimento do setor e o desenvolvimento regional.

“Promover o desenvolvimento sustentável da comunidade onde está inserida sempre foi uma das prioridades da Suzano e o programa Semear está alinhado a essa cultura de gerar e compartilhar valor. O nosso objetivo é, ao capacitar micro e pequenas empresas da região, sejam elas atuais ou potenciais fornecedoras de transporte florestal, trazer maior competitividade para a empresa e, ao mesmo tempo, contribuir para que essas empresas cresçam de maneira saudável e tragam desenvolvimento econômico para a região”, destaca Jansen Barrozo Fernandes, gerente executivo de operações florestais da Suzano.

Para isso, o programa prevê, sem custo aos participantes, abordar temas como empreendedorismo, inovação, planejamento, relacionamento com o cliente, gestão financeira, entre outros. Na grade do programa, estão contempladas 30 horas de aulas online, consultorias individuais, oficinas de gestão financeira, palestra sobre tributação especial e sobre responsabilidade socioambiental e valores compartilhados pela Suzano.

O conteúdo, explica Daniela Datrino Camargo, consultora de Suprimentos, foi definido em parceria com o Sebrae visando abordar temas que, na maioria das vezes, são os maiores obstáculos ou que mais geram dúvidas nas micro e pequenas empresas. “O que buscamos, com o Semear, é, por meio das aulas, palestras e consultorias, proporcionar meios que os empresários do ramo de transporte conquistem, com boas práticas de gestão, o crescimento estruturado e com sustentabilidade financeira”, completa.

Gestão empresarial

Para Leonardo Dinato, da empresa Dinato e Dinato, que participa da capacitação, o Programa Semear tem colaborado para o desenvolvimento das empresas e de sua maturidade empresarial. “Esta é uma oportunidade muito boa para nos profissionalizarmos e buscarmos melhorias dentro da nossa empresa. Por meio do programa, estamos conseguindo fazer o planejamento estratégico da empresa e, com isso, identificar algumas necessidades, como melhorias no controle de custos, marketing e na visibilidade da empresa perante o cliente. Temos muito a realizar, mas creio que aos poucos, e com o direcionamento correto, vamos conseguindo vencer os obstáculos. Agradeço a Suzano e ao Sebrae por essa oportunidade de desenvolver a nossa empresa e a nossa maturidade empresarial”, ressalta.

Ricardo Alves, da Destino Certo Transportes, também destacou os benefícios do programa para o aperfeiçoamento da gestão empresarial. “Para nós está sendo muito vantajoso. Podemos identificar  várias falhas que tínhamos nos processos e corrigi-las, implantando medidas como controle de custos, apuração do resultado, entre outros. Essas questões estão sendo de grande importância para nós”.

Inicialmente o programa irá contemplar fornecedores micro e pequenos vinculados ao setor de transporte. Porém, não está descartada a expansão para outros fornecedores da unidade em Mato Grosso do Sul, desde que estejam enquadrados como micro e pequeno empreendedores.

Além de Três Lagoas, o programa está em andamento na região de Mucuri, Bahia.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.