23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Suzano e Sebrae abrem oportunidades de qualificação para micro e pequenos empresários de Ribas do Rio Pardo

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, apresenta ao empresariado de Ribas do Rio Pardo (MS), município onde constrói sua nova fábrica, às 9h30 desta quinta-feira (7), oportunidades de capacitação gratuita para que empreendedores ou empreendedoras de Mato Grosso do Sul tornem-se fornecedores certificados da empresa. Realizada em parceria com o Sebrae/MS e o Governo do Estado, e com apoio da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, a iniciativa busca fortalecer os setores industrial e comercial locais e contribuir com o desenvolvimento da região.

As inscrições para a capacitação estão disponíveis para empresários e empresárias que mantêm matriz ou filial de micro e pequenas empresas nos municípios de Água Clara, Campo Grande, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. Para se inscrever, basta acessar o link: https://bit.ly/3bRunHI. Todos os empreendedores sairão certificados quanto às normas internacionais para atender grandes empresas e, ao final da formação, os(as) participantes que tiverem bom desempenho receberão um selo especial da Suzano.

O evento ocorre na sede do SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação), na Rua dos Taveiras S/N, Jardim Vista Alegre, em Ribas do Rio Pardo, aberto à participação de todos os empreendedores e empreendedoras locais interessados em se qualificar para fornecer bens e serviços para as grandes empresas instaladas na região. Na ocasião, a Suzano também irá apresentar as oportunidades de negócios que serão geradas durante as obras e após o início das operações da nova fábrica.

De acordo com o diretor de Engenharia da Suzano, Maurício Miranda, responsável pela construção do empreendimento em Ribas do Rio Pardo, com esta oportunidade, a empresa reafirma o compromisso com o desenvolvimento da cadeia econômica local, em especial os pequenos negócios. “Por meio dessas e outras ações, e com um olhar sustentável em tudo o que fazemos, ajudamos a gerar maior valor à rede de fornecedores locais. Quando contratamos serviços e adquirimos bens, também damos prioridade a eles pensando nesse compromisso com a região onde operamos”, enfatiza.

Afirmando que o município vive um clima de euforia, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Joao Alfredo Danieze, destaca a importância da iniciativa para o empresariado local. “Tenho dito que temos dois canteiros de obra, um na Suzano e um dentro da cidade. Estamos crescendo e atraindo diversos empreendimentos, além dos que já estão instalados. Por isso, é necessário que eles se estruturem e se qualifiquem, pois precisaremos de fornecedores capacitados não só para atender a nova fábrica, mas também outras empresas que estão se instalando na nossa cidade”, aponta.

Parceria

Esta qualificação foi viabilizada no âmbito do programa Propeq Dinamiza – uma parceria do Sebrae com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que visa acelerar a criação de um ambiente favorável para a geração de negócios, mediante a articulação de cadeias produtivas no Mato Grosso do Sul. O Propeq Dinamiza irá custear 70% da iniciativa. “Fazemos essa alocação dos recursos para a capacitação entendendo que muitos perdem oportunidades por não terem qualificação para atender padrões. Essa parceria ajudará a encaixar o encadeamento produtivo em municípios estratégicos para o estado”, observa o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Para o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o Mato Grosso do Sul vive um momento ímpar com a chegada de grandes investimentos e os pequenos negócios do território precisam estar atentos para aproveitar as oportunidades e se tornarem protagonistas do desenvolvimento. “Iniciativas como o programa Semear visam preparar esses empreendedores para que possam se qualificar e atuarem como fornecedores, algo que consideramos importante, já que, nas regiões contempladas, mapeamos cerca de 700 pequenas empresas que possuem esse potencial. A partir desse trabalho, fortaleceremos esses pequenos negócios e apoiaremos o desenvolvimento sustentável da região”, acrescenta.

Capacitações

As capacitações começam ainda em julho e serão realizadas presencialmente e a distância, de forma híbrida, com duração de seis a oito meses. Caberá à Suzano ministrar temas sobre responsabilidade socioambiental e gerenciamento de dados empresariais para ser um fornecedor da companhia, por exemplo. Já o Sebrae cuidará de assuntos ligados à gestão empresarial, como diagnóstico da empresa, gestão de finanças e regularização de cadastro.

Programa Semear

A qualificação faz parte do Semear (Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores), do Sebrae/MS. Lançado em 2020 e já tendo qualificado 170 empreendedores e empreendedoras dos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo, o objetivo da iniciativa é fomentar a sustentabilidade financeira da cadeia de suprimentos, com foco em micro e pequenas empresas das regiões onde a Suzano opera.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.