23.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Suzano estreita laços com universidades e futuros profissionais de Três Lagoas

Suzano estreita laços com universidades e futuros profissionais de Três Lagoas

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, deu início ao projeto batizado de Programa de Embaixadores com o objetivo de fortalecer o relacionamento com instituições de ensino superior e técnico em Três Lagoas. A iniciativa visa engajar estagiários da empresa a promoverem um canal de aproximação entre a empresa e colegas da universidade, além de contribuir para a formação desses futuros profissionais.

“A Suzano acredita que o desenvolvimento socioeconômico de uma comunidade está ligado à formação e valorização de seus jovens talentos. O objetivo do programa é levar um pouco da Suzano, como ela atua, o que move e inspira a empresa para dentro das universidades. Com isso, além nos tornarmos mais próximos desses futuros profissionais, conseguimos trocar experiências e conhecimentos. Esta é mais uma das formas de gerar e compartilhar valor, um dos direcionadores da Suzano”, destaca Angela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Com a participação voluntária de 58 estagiários em todas as unidades, sendo 4 deles da Unidade Três Lagoas, foram promovidas, ao longo de 2020, palestras virtuais e encontros remotos (em decorrência da Covid-19), que colocaram os estudantes em contato com a vivência dos profissionais da companhia.

“Até o momento, todos os números superaram as nossas expectativas. Somente no ano passado, o Programa de Embaixadores conseguiu atingir 1,3 mil pessoas com palestras e encontros pela internet. Os retornos também estão sendo positivos. Mais jovens profissionais estão se interessando pela companhia por entender a cultura da empresa, os valores que ela defende e compartilha. Isso é muito positivo. Em contrapartida, também estamos colaborando para a formação e a descoberta de novos talentos dos estagiários”, completa Angela.

Suzano estreita laços com universidades e futuros profissionais de Três Lagoas

Motivação

De acordo com Thiago Raniel, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Aems, a parceria com empresas como a Suzano tem sido de extrema importância para estimular os estudantes a melhor se preparem para o mercado de trabalho. “Ações como esta da Suzano incentivam o aluno a buscar mais conhecimento e novas oportunidades.  É mostrar que há mercado para aqueles que se destacam e que se esforçam. A vivência no trabalho é outra, diferente de uma sala de aula e ainda contribui para que eles busquem estágios, que, além da experiência, é um destaque a mais na hora de ingressar no mercado de trabalho”, reforça.

No último bimestre de 2020, a Suzano participou da Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação da Aems. Na ocasião, o engenheiro Eletricista Glauber Souza da Silva, consultor de Instrumentação da empresa, ministrou palestra online a Indústria 4.0 para estudantes, professores e convidados.

“Devido à pandemia, a Semana Acadêmica foi totalmente remota, por meio de webinar, com vários parceiros, entre eles a Suzano. O nosso objetivo foi mostrar um pouco do mercado de trabalho existente, perfil profissional e áreas de atuação, e contribuir para que os acadêmicos entendam um pouco do processo industrial. Além disso, o Glauber é formado pela Aems, ou seja, os alunos poderão ver que é possível conseguir uma colocação no mercado de trabalho, isso os motiva muito”, completa o coordenador do curso.

(*) Assessoria de imprensa da Suzano

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.