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sexta-feira, 26 de abril de 2024

Suzano incentiva a preservação ambiental e práticas sustentáveis em escolas públicas de MS

Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, o programa JornalEco beneficiou mais de 1.250 estudantes em 2020 e segue, de forma remota, em 2021

Com o objetivo de promover a educação ambiental e a conscientização sobre a importância do meio ambiente e sustentabilidade, a Suzano mantém o programa JornalEco, periódico lúdico utilizado como uma ferramenta auxiliar para abordar de forma didática e divertida questões socioambientais em escolas públicas dos municípios vizinhos às operações da empresa.

Suzano incentiva a preservação ambiental e práticas sustentáveis em escolas públicas de MS
Fotos: Divulgação

Com uma temática diferente a cada ano, o JornalEco tem sido trabalhado pela equipe de Meio Ambiente Florestal da Suzano há 16 anos, chegando a sua 105ª edição. Em 2020, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia do coronavírus e adaptação para o ensino remoto, o projeto continuou e auxiliou, de forma remota, os professores na realização das atividades ambientais. Ao todo, foram mais de 1.250 alunos e alunas beneficiadas pela iniciativa, nos municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Selvíria, Água Clara e Ribas do Rio Pardo.

“Assim como as escolas, tivemos de encarar o desafio de adaptar o JornalEco para o ensino à distância e, um ano depois, podemos dizer que tivemos sucesso nessa empreitada. Essa iniciativa faz parte do compromisso da Suzano com o futuro e vem ao encontro do direcionador da Suzano de gerar e compartilhar valor. Mesmo não estando presente em sala de aula, o programa conseguiu atingir seu objetivo, e de forma lúdica e didática, se manter como importante ferramenta na difusão da percepção do estudante sobre a sustentabilidade. Acreditamos que a conscientização das nossas crianças hoje irá resultar em melhorias ambientais e sociais no amanhã”, ressalta Renato Cipriano Rocha, coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano.

Por meio do JornalEco, os alunos e alunas têm acesso a temas como consumo consciente de água, reciclagem, uso do solo e podem colocar em prática técnicas como compostagem, plantio de mudas, criação de terrários e técnicas de agricultura. As atividades propostas pelo programa têm colaborado para motivar os alunos.

De acordo com Patrícia Martinez, técnica na Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) de Três Lagoas. o JornalEco tem sido de grande auxílio para educação dos alunos em tempos de pandemia. “Todos os anos o projeto ajuda muito no desenvolvimento dos alunos, proporcionando uma participação ativa deles nas atividades. Em especial, destaco o ano de 2020, no qual, mesmo em momentos difíceis de pandemia, o projeto fez os alunos se animarem e se dedicarem para a realização de todas as atividades. Esse ânimo refletiu na melhora de notas e nas produções textuais”, explica Patrícia.

Além das mudanças na vida escolar dos alunos, o programa tem colaborado para fomentar o envolvimento de pais e responsáveis na vida escolar das crianças. Como, por conta da pandemia, todas as atividades são feitas em casa por meio de aulas online, a família também é envolvida e está aprendendo a temática socioambiental com os alunos e alunas.

Para este ano, o projeto traz temas como histórias das comunidades tradicionais, a origem e curiosidades do calendário, as fases da lua, os serviços do ecossistema e a biodiversidade, dentre outros temas. A ação beneficia mais de 2.100 estudantes da rede pública de ensino de Três Lagoas, Brasilândia, Selvíria e Ribas do Rio Pardo. Somente em Três Lagoas, são 11 escolas participantes neste ano, atendendo, assim, todas as escolas do município.

Capacitação para professores

Nos dias 27 e 28 de abril, 38 professores do 4º ano de 27 escolas públicas participaram de uma capacitação online. Durante o evento, foram abordadas as atividades do JornalEco para este ano e como a ferramenta lúdica poderá auxiliar os professores no modelo híbrido de ensino.

“A capacitação foi bastante proveitosa. O projeto abordou temas muito importantes, como comunidades tradicionais e biodiversidade, que constantemente estão na vida dos alunos de Brasilândia. Todo o processo também reflete em sala de aula, servindo como um importante suporte para toda a equipe pedagógica, caminhando lado a lado com o nosso material didático”, enfatiza Joana Nogueira professora e coordenadora da Escola Municipal Antônio Henrique Filho, de Brasilândia. 

(*) Assessoria de Imprensa Suzano

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