33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Suzano registra avistamentos de onças-pintadas em área florestal de Mato Grosso do Sul

Em 2021, foram quatro registros de avistamentos de onças realizados pelo Programa de Monitoramento da Fauna, sendo três de onças-pintadas e um com três onças-pardas, o que atesta as boas práticas de manejo florestal da companhia no Estado

O Programa de Monitoramento da Fauna da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, encerra o ano de 2021 com quatro registros de avistamentos de onças em áreas florestais da empresa em Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram três avistamentos de onças-pintadas (Panthera onca) e um registro de três onças-pardas (Puma concolor) – uma fêmea e dois indivíduos jovens – realizados por armadilhas fotográficas instaladas em áreas de conservação ambiental da empresa ou pelo sistema de monitoramento por câmeras.

Suzano registra avistamentos de onças-pintadas em área florestal de Mato Grosso do Sul

Os avistamentos mais recentes ocorreram no último bimestre de 2021. Com o apoio da Casa da Floresta, empresa especializada que presta serviços de consultoria ambiental para a Suzano no Estado, as equipes realizaram dois registros de onças-pintadas adultas em áreas de conservação ambiental da empresa por meio de armadilhas fotográficas. Como o padrão de pintas é único para cada onça-pintada, assim como nossas digitais, as fotos estão sendo analisadas com cuidado para descobrir se os registros são de indivíduos diferentes ou se é o mesmo animal transitando em diferentes locais.

“A presença, e permanência, deste predador de topo de cadeia deve ser considerada como um indicativo de qualidade ambiental, pois para que a espécie viva no local é necessário que a área suporte uma base de presas bem estabelecida, ou seja, mantenha os requisitos ambientais necessários para a maior diversidade possível de presas. Deste modo, os registros reforçam a alta qualidade ambiental e importância dessas Áreas de Alto Valor de Conservação para a preservação das espécies”, destaca estudo elaborado pela Casa Florestal.  Por segurança, a Suzano não divulga a região e/ou município em que foram feitos avistamentos e registros de animais silvestres em suas áreas florestais.

Para Renato Cipriano Rocha, coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano, a presença de onça-pintada na região atesta as boas práticas de manejo florestal adotada pela companhia em suas operações. “A Suzano é reconhecida nacional e internacionalmente por suas práticas sustentáveis e esses registros de onças-pintadas em nossas áreas vêm para confirmar o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore. Estamos produzindo matéria-prima para a fabricação da celulose, que é o eucalipto, aliando manejo sustentável e preservação das matas nativas vizinhas às nossas operações, o que garante o retorno, permanência e a reprodução de animais silvestres, muitos deles ameaçados de extinção”, ressalta Rocha. Atualmente, a Suzano destina 136 mil hectares para conservação ambiental em Mato Grosso do Sul.

Onça-pintada

Considerada o maior carnívoro da América do Sul e terceiro maior felino do mundo, a presença da onça-pintada atualmente se restringe à 51% da distribuição histórica, a qual se estende do sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina.

No Brasil, ocorre em quase todos os biomas, com exceção dos Pampas. A onça-pintada está na lista de animais silvestres ameaçados de extinção por fatores como perda de habitat, fragmentação, diminuição da base de presa, caça ilegal e retaliação por predação de animais de criação.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.