33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Suzano supera a marca de 1,3 mil espécies catalogadas em Mato Grosso do Sul; veja vídeos

Número de espécies de plantas e animais silvestres identificados teve crescimento de 14%; número de avistamentos de animais silvestres por meio do programa De olho no bicho também cresceu

A Suzano encerrou o ano de 2020 com aumento de 14% no número de espécies catalogadas em suas florestas em Mato Grosso do Sul. Do início do Programa de Monitoramento da Biodiversidade, em 2007, até o fim do ano passado, foram registradas 1.376 espécies de plantas e animais silvestres em suas áreas florestais, o que corresponde a um aumento de 168 espécies em comparação a 2019, e evidencia as boas práticas adotadas pela empresa voltadas para o manejo sustentável e proteção da biodiversidade. Entre as espécies catalogadas pelo programa, estão 607 diferentes tipos de plantas e 769 espécies de animais silvestres, sendo 82 mamíferos, 395 aves – o que corresponde a 47% das espécies do Cerrado, conforme estimativa do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) -, 62 répteis, 53 peixes, 41 anfíbios e 136 artrópodes.

“O Programa de Monitoramento da Biodiversidade da Suzano fechou o ano de 2020 com motivos para comemorar. Dos sete grupos monitorados, quatro tiveram aumento no número de espécies catalogadas e três se mantiveram estáveis. Esses resultados vêm ao encontro dos nossos valores e reforçam o quanto as boas práticas de manejo florestal da Suzano têm favorecido a conservação da biodiversidade em Mato Grosso do Sul”, destaca Renato Cipriano Rocha, coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano em Mato Grosso do Sul. Os grupos de plantas e artrópodes foram os que tiveram maior crescimento, 25,1% e 32%, respectivamente, em comparação ao levantamento anterior. No mesmo período, também aumentaram as espécies catalogadas de mamíferos, 3,7%, e aves, 3,13%.

Das espécies encontradas nas áreas da Suzano, 26 são consideradas em risco de extinção pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Já conforme os critérios do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) esse índice sobe para 33 espécies, sendo 19 mamíferos, 12 aves, um artrópode e uma espécie de peixe. São animais como o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), duas espécies de gatos-do-mato (Leopardus guttulus e Leopardus tigrinus), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), tapiti (Sylvilagus brasiliensis), ariranha (Pteronura brasiliensis), anta (Tapirus terrestres), onça-pintada (Panthera onca), onça-parda (Puma concolor) e o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), entre outros.

“O programa de monitoramento e preservação da biodiversidade teve início em 2007 em Mato Grosso do Sul. Desde então, o índice de animais catalogados tem crescido gradualmente, o que pode indicar o retorno e permanência desses animais na região. Vale ressaltar que, muitas dessas espécies, como o tamanduá-bandeira, a anta e a queixada (Tayassu pecari) – também ameaçada de extinção -, só se reproduzem em áreas preservadas”, completa Rocha.

A Suzano destina 135 mil hectares para conservação, o que corresponde a 30% da área total da empresa no Estado. A Lei determina a destinação de 20% da propriedade para a conservação. Além da restauração de áreas de preservação degradadas, ações como o plantio em mosaico, criação de corredores ecológicos em meio às florestas para a circulação de animais silvestres e ações de combate à incêndios florestais fazem parte do manejo sustentável da empresa.

Avistamentos

Também fazem parte das medidas de preservação ambiental, programas de conscientização e educação ambiental de colaboradores e da população. Entre eles, está o programa “De olho no bicho”, que, como forma de sensibilizar os funcionários, estimula o registro (fotográfico ou por vídeo) de animais silvestres nas áreas da empresa. A iniciativa resultou em 550 registros voluntários em fotos e vídeos no ano passado, 12,2% a mais em comparação ao último levantamento. Esse crescimento pode estar relacionado tanto ao aumento da participação dos funcionários na ação quanto ao de animais silvestres na região.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.