27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Tarifas para viagens interestaduais de ônibus são reajustadas em 4,86%

28/03/2018 15h23

Os novos valores passarão a ser cobrados a partir do dia 1º de abril

Redação

As tarifas de ônibus para viagens intermunicipais em Mato Grosso do Sul serão reajustadas em 4,86%, a partir do dia 1º de abril. A portaria com o valor do reajuste, que ocorre todos os anos, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (28).

Conforme informações divulgadas pela assessoria de imprensa do governo, o valor da tarifa é calculado considerando a remuneração justa para as empresas prestadoras de serviços e a capacidade de pagamento dos usuários. É o princípio do equilíbrio econômico-financeiro de cada contrato.

Para o cálculo, são apurados os custos dos insumos e os custos fixos e variáveis das transportadoras, o tipo de piso da rodovia, as características dos veículos empregados, a extensão do itinerário, a incidência de tributos e a taxa média de ocupação dos veículos.

** Como funciona****

Em Mato Grosso do Sul, o regulamento da atividade classifica as linhas intermunicipais em quatro categorias, sendo que, para cada uma delas é associada uma tarifa, através do estabelecimento de um coeficiente tarifário, expresso em R$/km.

Esse coeficiente é multiplicado pelo trajeto, em quilômetro, percorrido pelo usuário e, assim, é determinado o preço da passagem.

O valor do coeficiente tarifário tem validade de um ano e segue a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do preço de venda do óleo diesel.

A portaria foi assinada pelo diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), Yossif Domingos.

(*) Correio do Estado

Tarifas para viagens interestaduais de ônibus são reajustadas em 4,86%

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.