22.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 24 de maio de 2024

Telecom reinaugura museu telefônico em Campo Grande

23/08/2004 11h25 – Atualizado em 23/08/2004 11h25

A Brasil Telecom reinaugura na próxima terça-feira, dia 24 de agosto, o Museu do Telefone Marechal Rondon. O museu é mais um espaço cultural e de resgate da história do Estado em Campo Grande, no qual será possível conhecer parte da evolução das comunicações em MT/MS, no Brasil e no Mundo, através dos painéis cronológicos, fotografias, documentos, telefones antigos e outros equipamentos utilizado na área de telecomunicações.

Dois marcos das telecomunicações nacionais, por exemplo, foram um em 1877, quando foi instalado o primeiro telefone no Brasil e outro, em 1990 com a telefonia Móvel no Rio de Janeiro, primeira cidade do País a ter o serviço. Um outro momento especial da história de nosso Estado, retratado nos painéis é o ano de 1911: Corumbá foi a segunda cidade do interior do Estado (do então Mato Grosso), a se preocupar com a comunicação por telefone urbano. Nesse ano começaram as instalações telefônicas na cidade, já que a mesma possuía o porto e a praça do comércio mais importante do Estado.

O evento será marcado também por uma homenagem a um dos pioneiros das telecomunicações em nosso Estado, Humberto Neder, que no dia 30 de agosto completará 84 anos. A história das telecomunicações em Mato Grosso do Sul se confunde com a história dese advogado sul-mato-grossense. Em 1953, ele fundou e presidiu a Teleoeste, Cia Telefônica de Campo Grande, uma das primeiras empresas desse setor no Estado.

De acordo com Neder, quando soube da proposta para a fundação da Teleoeste, por Adílson Fadul, o prefeito de Campo Grande, respondeu que não entendia nada de comunicações! Entretanto: “Eu não poderia fugir a essa missão”, foi o que ele completou em seguida.

A Teleoeste iniciou as atividades na cidade de Campo Grande, quando em 23 de novembro desse mesmo ano Neder obteve a concessão para exploração do serviço telefônico, um pioneiro.

Humberto presidiu a Teleoeste por 20 anos, inicialmente deveria ficar um semestre, até que em razão da ditadura militar esteve exilado no Paraguai onde permaneceu até bem depois da anistia, retornando somente em 1993. Outro feito seu é o Certificado que ostenta na parede de seu escritório, em Campo Grande, da Medalha da Campanha Expedicionário Brasileira na Itália, onde esteve no ano de 1944.

Recentemente Neder recebeu a Comenda do Mérito Legislativo, em 20 de abril de 2004, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Ele agradeceu pela “concessão do título que tanto me honra e orgulha, que será o marco indelével na minha vida e na biografia da minha existência por essa terra”, disse por ocasião da homenagem.

Fonte:MS Noticias

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.