19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Temperatura despenca para 1 grau na fronteira, com sensação térmica de 5 graus negativos

Esse frio deve permanecer no Estado pelo menos até sexta-feira (02) quando o centro da massa de ar polar se desloca para o oceano

Temperatura despenca para 1 grau na fronteira, com sensação térmica de 5 graus negativos

Quem precisou acordar cedo nesta terça-feira, 29 de junho pode perceber que o frio chegou com grande intensidade em Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas, os termômetros marcaram 5 graus na madrugada, aliviando para 7 graus por volta das 6 horas.

Temperatura despenca para 1 grau na fronteira, com sensação térmica de 5 graus negativos

Porém foi nos municípios fronteiriços, como Ponta Porã e Bela Vista que a temperatura caiu para 1 grau, mas com sensação térmica de 5 graus negativos. O empresário Jorge Audi, da Audi Transporte de Gados teve que madrugar para atender um frete, passando por volta das 5 horas na rodovia de acesso à Bela Vista. Ele se dirigia a uma fazenda para embarcar gado, quando registrou algumas imagens que ilustram essa matéria, captando uma branca e fina espessura de gelo no pasto e na vegetação.

Temperatura despenca para 1 grau na fronteira, com sensação térmica de 5 graus negativos

Em Ponta Porã, veículos que estavam ao relento, amanhecerem cobertos de fina camada de gelo. O dono da empresa, Almeida Tornearia e Mecânica, no bairro Altos da Glória, chegou escrever a data e o nome da cidade, como mostra a foto abaixo, registrada por ele.

Conforme matéria divulgada no portal do Governo MS, uma intensa massa de ar polar avança sobre o país e provoca frio intenso nos próximos dias. Em Mato Grosso do Sul há condições para temperaturas de 1°C com geada na região sul e sudoeste. 

Esse frio deve permanecer no Estado pelo menos até sexta-feira (02) quando o centro da massa de ar polar se desloca para o oceano, permitindo que as temperaturas voltem a subir na região Centro-Oeste, conforme o Climatempo.  

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso de queda acentuada nas temperaturas com elevado grau de severidade, oferecendo riscos à saúde. O alerta de temperaturas até 5°C abaixo da média no período, é válido até dia 30 de junho.  

Com o declínio acentuado das temperaturas, as recomendações do coordenador da Defesa Civil de MS, Fábio Santos Catarinelli, são redobrar os cuidados com crianças, idosos, e animais domésticos. 

“Também é importante fazer o cadastro no serviço de alerta de SMS da Defesa Civil Estadual enviando uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse”.

Nesta terça-feira (29) as condições são de muitas nuvens que ainda se espalham sobre o Estado, mas sem expectativa de chuva. O dia pode começar com geada no sul de Mato Grosso do Sul.

O ar frio e seco se espalha por todo Estado com níveis de umidade do ar na casa dos 20% durante a tarde. 

A madrugada pode ter mínima de 1°C em Ponta Porã, e a máxima está estimada em 17°C na região leste.  

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.