28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Temperaturas despencarão no Brasil na próxima semana, com neve e geadas

Serão diretamente impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil; o ápice será entre os dias 16 e 22

Uma intensa onda de frio deve provocar queda acentuada da temperatura na próxima semana em várias partes do Brasil e muitas cidades podem bater recordes de frio, um mês antes do início oficial do inverno. De acordo com Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, os termômetros devem ficar abaixo de 10°C em São Paulo, há previsão de neve e “chuva congelante” para estados do Sul e geadas para outros trechos do país. O ápice será entre os dias 16 e 22.

De acordo com o Climatempo, essa frente fria virá acompanhada de um ciclone extratropical, que vai ficar parado por vários dias no oceano, e por uma intensa massa de ar polar, que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma expressiva.

No Sul do Brasil, ainda há possibilidade de neve nos pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, por causa da junção da umidade com o ar frio. O Climatempo diz que o ciclone no oceano ajuda a levar um pouco de umidade para o continente.

Além do Sul, até há chance de gear no sul de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, em alguns pontos de São Paulo e parte de Mato Grosso do Sul. Dessa vez, no Sul, não só as áreas mais altas devem registrar geada, mas até em Curitiba a chance é bastante alta.

Esse frio vai atingir áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até deve acontecer uma queda de temperatura, especialmente nas mínimas, no Norte do Brasil.

Será uma onda de frio muito intensa para o mês de maio e várias cidades podem bater recordes de muitos anos. Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima pode ficar abaixo de 10°C no dia 19 de maio.

Fonte: Diário do Poder

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.