De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, 26 carros foram levados pela correnteza, inclusive um dos veículos invadiu uma loja

Após um temporal que atingiu na tarde quinta-feira a cidade de São Carlos, agora chegou a vez de contabilizar os prejuízos causados pela enchente que inundou o centro da cidade. Foi pouco mais de 1 hora de chuva, seguida de granizo, porém o suficiente para causar impactos de proporções.

Os 138mm de chuva que caíram na tarde de ontem provocaram diversos alagamentos e destruição em ruas como a Episcopal – região onde estão grandes lojas, como a Casas Bahia e Pernambucanas. Nessa região a pavimentação asfáltica foi arrancada com as forças da enxurrada, que carregou vários veículos que estavam estacionadas na área central.

Passado o temporal, as autoridades do município se concentram na recuperação dos locais atingidos. Comerciantes e comerciários trabalham para limpar as lojas e tentar recuperar o que não foi levado pela água. Prefeitos das cidades vizinhas estão solidários com o município impactado e enviaram equipes de trabalhadores, maquinários e caminhões para ajudar reconstruir o que foi levado pela enxurrada.

Em alguns bairros, imóveis residenciais foram atingidos pela forca da água e teve família que perdeu tudo: móveis, eletrodomésticos e roupas. Campanhas de arrecadação estão sendo promovidas nas redes sociais para ajudar as pessoas que perderam tudo, ficando só com a roupa do corpo.

Durante a chuva, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender vítimas ilhadas em veículo e estabelecimentos comerciais. Pelo menos 150 pessoas foram resgatadas, entre elas quatro gestantes, três portadores de necessidades especiais e diversas crianças.

Confira na galeria os estragos provocados pela inundação (Fotos: Divulgação)

(*) Ricardo Ojeda, com informações

Comentários