16.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de maio, 2022
InícioNotíciasGeralTermelétrica da Eldorado Brasil completa um ano gerando energia verde com tecnologia...

Termelétrica da Eldorado Brasil completa um ano gerando energia verde com tecnologia inédita no país

UTE Onça Pintada já gerou 321.800Mwh de energia a partir de tocos e raízes de eucalipto

A Usina Termelétrica Onça Pintada, localizada no complexo industrial da Eldorado Brasil em Três Lagoas (MS), chega ao seu primeiro aniversário com a geração de 321.800Mwh de energia e torna-se referência em sustentabilidade. O projeto arrojado utiliza tecnologia desde a retirada de tocos e raízes de eucalipto que antes seriam descartados, até a transformação da energia com a biomassa sem emissão de poluentes na atmosfera.

Idealizada pela companhia, ainda em 2016, quando venceu o Leilão A-5 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a UTE Onça Pintada recebeu R$ 400 milhões em recursos próprios da companhia para sua instalação. São 35 mil metros quadrados de área construída, com 50 MW de capacidade instalada, suficientes para abastecer uma cidade com até 700 mil pessoas. Para isso, a UTE consome 1.500 toneladas de biomassa por dia provenientes das florestas plantadas da empresa.

TECNOLOGIA PIONEIRA

Atualmente, a UTE possui mais de 200 colaboradores em todo processo de operação. Mas para iniciar as atividades a obra que iniciou em dezembro de 2018 gerou mil empregos nessa fase de construção e desde abril de 2021 gera energia elétrica verde.

Com o desenvolvimento da tecnologia pioneira, a Eldorado Brasil completou o ciclo de 100% de aproveitamento do eucalipto plantado em seus mais de 200 mil hectares de florestas plantadas. Sempre com iniciativas inovadoras com foco em sustentabilidade a companhia entende que tendo como base o negócio a partir do plantio do eucalipto é possível fazer todo o aproveitamento da matéria-prima com modelo de economia circular e contribuir com a diversificação da matriz energética. 

Para se ter ideia, do total de energia gerada no Brasil em 2020, 83% são de fontes renováveis e 17% de fontes não renováveis, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética, do Governo Federal. Quando se olha para a energia renovável, da qual a UTE Onça Pintada se enquadra, apenas 9,1% do total de energia vem de fontes classificadas como “outras biomassas”, demonstrando o grande potencial para a variação e, sobretudo, dando aproveitamento tecnológico e eficiente na geração de energia.

A Eldorado Brasil sempre atuou de maneira sustentável e suas práticas que são alinhadas à inovação resultam em diferenciais competitivos no mercado e que trazem relevância técnica com soluções que respeitam o meio ambiente. A Usina Onça Pintada possui diretrizes que colaboram com a diversificação da matriz energética nacional e comprova a sistematização da economia circular como modelo de negócio adotado globalmente”, explica Carlos Roberto Paiva Monteiro, da Eldorado Brasil.

Sobre a Eldorado

A Eldorado Brasil é uma empresa de base florestal, com mais de 200 mil hectares de florestas plantadas no Mato Grosso do Sul e outros mais de 100 mil hectares de conservação. Em Três Lagoas (MS), a companhia opera uma fábrica com capacidade para produzir mais de 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano e a usina termelétrica Onça Pintada. A Eldorado conta com o trabalho de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais.

Assessoria de Imprensa – Contexto Mídia

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.