27.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Terremoto surpreende região central da Grã-Bretanha

23/09/2002 13h03 – Atualizado em 23/09/2002 13h03

Habitantes de partes do País de Gales e da Inglaterra foram despertados nas primeiras horas desta segunda-feira por um terremoto que deixou algumas áreas da ilha sem telefone e luz, mas não causou sérios danos ou vítimas.

“O tremor atingiu 4,8 graus na escala Richter e seu epicentro foi localizado em Dudley, na região central da Inglaterra”, informou David Galloway, do British Geological Survey. “Esse sismo foi relativamente forte e um dessa magnitude só costuma atingir o país a cada 10 ou 12 anos”.

Galloway disse achar improvável que o terremoto dessa madrugada tivesse causado danos estruturais aos prédios, afirmando que devem ter surgido apenas algumas rachaduras em rebocos.

Os danos mais graves normalmente são provocados por tremores de magnitude igual ou superior a cinco graus, de acordo com o site de Internet da agência de meio ambiente do governo britânico.

“Nós recebemos centenas de ligações de pessoas afirmando que suas casas estavam sendo sacudidas e os prédios balançando”, relatou um porta-voz da polícia.

Em Londres, alguns residentes chegaram a chamar o corpo de bombeiros. E os alarmes de alguns carros dispararam.

Em torno de 200 a 300 sismos de baixa a média intensidade costumam atingir o país anualmente, mas apenas cerca de 30 deles são fortes o suficiente para serem sentidos pela população.

O mais violento terremoto que atingiu a Grã-Bretanha foi registrado em 1931 e alcançou 6,1 graus na escala Richter, mas causou danos limitados porque seu epicentro estava localizado no Mar do Norte.

Esse tremor foi sentido em toda a Grã-Bretanha, no norte da França, na Bélgica, na Holanda e em partes da Noruega e da Alemanha.

(Com informações da Reuters)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.