19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

TIRANDO O SONO DE MUITA GENTE

Estamos vivendo dias tensos. Todo dia uma notícia que algum amigo ou uma pessoa conhecida sucumbiu ao coronavírus. A tensão está tirando o sono de muita gente!

(*) Ricardo Ojeda

EFICÁCIA

Infelizmente não existe ainda uma cura definitiva para a doença e as vacinas não são 100% eficazes, mas é a única resposta que as autoridades médicas podem contar para ao menos aliviar a tensão da sociedade.

DOSE HOMEOPÁTICA

Por outro lado, não existe o medicamento para todos e sendo assim a vacinação tem sido em doses homeopáticas, atendendo apenas uma parcela da sociedade.

PROTOCOLO DE SEGURANÇA

Enquanto isso temos que se conformar com a situação, obedecendo todos os protocolos de segurança das autoridades sanitárias.  Ao mesmo tempo, temos que aprender a confortar os amigos que estão perdendo seus entes queridos em decorrência dessa terrível doença.

SE CUIDEM

Conforme especialistas esse é o pior momento para alguém contrair o vírus. Não existem leitos nos hospitais, tanto na rede pública como no particular. Essa informação também é avalizada pelo secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende. Portanto é bem se cuidar.

CADÊ O HOSPITAL REGIONAL?

Diante desse quadro preocupante com a falta de leito será que não estava na hora do governador Reinaldo Azambuja mandar acelerar o cronograma do Hospital Regional de Três Lagoas?

TIRANDO O SONO DE MUITA GENTE

QUANDO SERÁ?

Já ocorreram sucessivos adiamentos da inauguração. Era para ser entregue no ano retrasado, depois passou para o início do ano passado, nova data foi mercada para setembro de 2020. Depois disso ficou para março de 2021.

TIRANDO O SONO DE MUITA GENTE

ESSE ANO, MAS QUANDO?

Em janeiro deste ano, o então secretário de Governo, Eduardo Riedel esteve em Três Lagoas para inaugurar uma obra da Sanesul. Durante a solenidade inaugural ele disse ao discursar que o hospital será entregue ainda este ano. Só que não informou a data.

TIRANDO O SONO DE MUITA GENTE

QUASE PRONTO

No começo do ano, o titular do Caldeirão fez um tour no interior da unidade hospitalar e constatou que 90% da obra já está concluída. Decorridos mais de dois meses é possível que os serviços de pinturas e instalações de móveis já tenhas avançado ainda mais. Então deve estar quase concluído.

SEM ROTATÓRIA

Ocorre que o projeto para a construção da rotatória na BR 158, só foi entregue recentemente para avaliação do DNIT, disse o chefe do órgão de Três Lagoas. A análise deve demorar uns 30 dias. Após isso o Estado, através da Agesul pode autorizar a construção da rotatória de acesso ao hospital pela rodovia. Sem esse acesso fica inviável o funcionamento do local.

TIRANDO O SONO DE MUITA GENTE

LETARGIA

Sabendo de todo esse tempo, porque o governo não se antecipou o projeto ao DNIT, principalmente levando em consideração a pandemia que está colapsando os hospitais públicos e privados de MS?

OBRA ELEITOREIRA?

Será que vão usar a obra com cunho eleitoreiro? Lembrando que em 2022 teremos eleições novamente. Será que estão postergando a inauguração para coincidir com o período eleitoral?

CRIME

Se essas indagações procederem é um crime que o governo Reinaldo Azambuja está cometendo com a sociedade. Fica registrado esses questionamentos e esperamos uma resposta.

MAIS LEITOS

Em parceria com o governo do Estado, o prefeito Angelo Guerreiro, através da Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar de 20 para 30 leitos de UTI para atender os pacientes de covid-19, no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

PROCURA-SE EQUIPE MÉDICA

Ainda existem mais 40 aparelhos, respiradores e monitores que foram adquiridos no ano passado pela prefeitura. Ocorre que para habilitar novos leitos com os aparelhos é preciso formar outras equipes médicas para atender a demanda. Inclusive o hospital está contratando profissionais médicos, como consta publicação na página social da instituição.

RECURSOS FEDERAIS

Lembram daqueles recursos que o Governo Federal enviou aos estados e municípios para serem aplicados na saúde, a fim de combater a pandemia? Pois bem, muitos gestores desviaram o dinheiro para outros setores, deixando a saúde em segundo plano.

O QUE FOI FEITO COM O DINHEIRO?

O resultado desse procedimento é o colapso no sistema de saúde e todo Brasil. E por conta disso, a Procuradoria Geral da República enviou uma circular aos governadores para que eles prestem informações como as verbas foram aplicadas.

PRAZO FINAL

O prazo para os nobres governadores responderem é até o próximo dia 19 de março. As questões são essas:

1. Quantos e quais hospitais de campanha foram construídos no Estado?

2. Quais hospitais de campanha foram construídos e não entraram em funcionamento? E, dentre os que entraram em funcionamento, informar a data de inauguração das atividades de atendimento.

3. Listar os hospitais de campanha que estão em funcionamento na presente data e, em relação aos desativados, informar a data da desativação e o motivo do fechamento.

4. Qual a destinação dada aos insumos e equipamentos que compunham a estrutura de eventuais hospitais de campanha que tenham sido desativados no Estado?

OUTRA BOMBA

Para finalizar, um tucunaré me contou que uma outra bomba, de grande poder de destruição pode ser detonada a qualquer momento lá pelas bandas da Câmara Municipal.

EXPLOSÃO IMPACTANTE

Segundo disse o Tucunaré, a explosão será tão impactante que pode até rolar algumas cabeças coroadas do legislativo. Mas, infelizmente o vertebrado aquático não quis adiantar do que se trata. Então aguardemos os capítulos finais.

GESTÃO ANTERIOR

O nadador do Sucuriú só adiantou que a bomba não tem a nada a ver com a atual Mesa Diretora do legislativo. Apenas isso o vertebrado salientou.  

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.