19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Tiros contra o Palácio Guanabara, delegacia e patrulhas após tentativa de resgate em Bangu III

16/10/2002 09h01 – Atualizado em 16/10/2002 09h01

Grupos de bandidos armados atacaram a tiros o Palácio Guanabara — sede do governo estadual — patrulhas das polícias civil e militar, além de uma delegacia, no começo da madrugada de hoje. Um dos grupos jogou uma granada do tipo M3 defensiva, de fabricação nacional, na calçada da entrada principal do Shopping Rio Sul, em Botafogo. A explosão abriu um buraco no chão e danificou a marquise do shopping, mas não houve feridos. A 6ª DP (Cidade Nova), ao lado do Batalhão de Choque — onde estão presos os traficantes que comandaram a rebelião em Bangu I, entre eles Fernandinho Beira-Mar — foi metralhada.

Dois policiais civis foram baleados em confrontos em São Cristóvão. Um deles, o inspetor Roberto Santana da Rocha, morreu e o outro, o também inspetor Nildo dos Santos, ficou gravemente ferido e está internado no Hospital Souza Aguiar.

O cabo Marcos, do 1º BPM (Estácio), também foi ferido a tiros quando a patrulha em que estava foi alvejada na saída do Túnel Santa Bárbara no Catumbi. Em Laranjeiras, moradores relataram ter visto dois homens armados em uma motocicleta, fazendo disparos na Rua Pinheiro Machado.

Mas segundo um morador e um segurança da Rua Pinheiro Machado, que não quiseram se identificar, o atentado ao Palácio foi feito por quatro homens de dentro de um táxi. Os homens estavam com metade do corpo para fora da janela do carro e deram duas rajadas de tiros em direção à sede do governo. Cinco pilastras do Palácio foram atingidas.

As ações armadas aconteceram logo depois de uma tentativa de invasão do presídio Bangu III por outro grupo armado. A PM havia recebido informações de que as ações seriam orquestradas, mas nenhuma autoridade confirmou as suspeitas.

A tentativa de resgate de presos em Bangu III aconteceu por volta de 21h50m de ontem. O grupo, com fuzis, usou um depósito de lixo nos fundos do complexo penitenciário para tentar invadir o presídio. Policiais do 14º BPM (Bangu) trocaram tiros com o bando, que escapou.

Enquanto os PMs enfrentavam os bandidos do lado de fora, do lado de dentro detentos saíram das celas, tomaram uma das galerias e fizeram três agentes penitenciários reféns. A rebelião só foi encerrada por volta das 9h40m.

Aos 23 minutos de hoje, o Centro de Operações da PM alertou todos os policiais em patrulhamento para que redobrassem a vigilância, após receber a informação de que bandidos de uma facção criminosa haviam saído em “bondes” em direção ao complexo penitenciário de Bangu.

Um dos policiais civis mortos foi baleado na Barreira do Vasco, em São Cristóvão, após confronto com traficantes armados que participariam de um dos “bondes”. No Morro dos Telégrafos, também em São Cristóvão, houve outro tiroteio entre policiais e bandidos. Segundo policiais civis, os criminosos também integravam um “bonde” que seguia para o complexo penitenciário de Bangu.

Por volta de 1h de hoje, a Central de Comunicações da Polícia Civil anunciou que todos os policiais deveriam permanecer de plantão por determinação do chefe da corporação, Zaqueu Teixeira.

Dois ônibus, que supostamente seguiriam para o complexo penitenciário de Bangu, transportando populares foram interceptados pela polícia no Morro da Providência, Zona Portuária. Eles foram surpreendidos ao final da perseguição dos agentes aos ocupantes de dois automóveis – um Golf e um táxi – que lançaram a granada contra o Shopping Rio Sul, em Botafogo.

O bando foi perseguido e o viaduto da Avenida Perimetral chegou a ser fechado pela polícia. Após intensa troca de tiros, os bandidos escaparam e seguiram para o Morro da Providência, onde ocorreu novo e violento tiroteio. Uma granada foi lançada contra policiais.

Fonte: Jornal O Globo / Globo News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.