20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Improviso, surpresa e garoto: veja o que o abafa do São Paulo pode render a Dorival

25/07/2017 10h49

Segundo tempo de maior entrega do que organização contra o Grêmio traz possíveis novidades ao Tricolor, como Marcinho na lateral, Lucas Fernandes no lugar de Gómez e meio sem Jucilei.

Da Redação

O segundo tempo do São Paulo no empate por 1 a 1 com o Grêmio, com mais vida do que organização, nas palavras do próprio Dorival Júnior, pode ter oferecido algumas alternativas ao treinador, que ainda aposta na manutenção de uma base para dar estabilidade e tirar a equipe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Dorival admitiu que poderá fazer alguma mudança na equipe para a partida de sábado, contra o Botafogo, no Engenhão.

ATACANTE NA LATERAL

Marcinho já havia atuado por aquele setor com Rogério Ceni, mas quase sempre como um ala, à frente de três zagueiros, não numa linha defensiva de quatro homens. Com Bruno em mais uma atuação muito ruim, Dorival o trocou por Gilberto e improvisou Marcinho na lateral.

Defensivamente, ele se aproveitou de o Grêmio não exercer a pressão do primeiro tempo. No apoio, foi bem melhor do que o lateral de origem. Enfiou bolas na diagonal, conseguiu, no um contra um, jogadas de linha de fundo, e se tornou uma preocupação a mais para o Grêmio.

Marcinho, aliás, voltou a provar que joga bem melhor do lado direito do que na esquerda, onde tem sido escalado por Dorival. Com Bruno e Buffarini em má fase, quem sabe.

TIME SEM JUCILEI

Era inimaginável o São Paulo sem seu jogador mais regular. Na verdade, continua sendo, mas o segundo tempo quebrou um paradigma. É possível jogar de igual para igual com o adversário sem o “dono” do meio-campo.

Pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, o volante foi substituído. Jucilei era o único de linha do Tricolor a ter disputado todos os minutos da competição, mas deixou o time no intervalo para a entrada de Cícero.

O que soava uma temeridade diante de um meio-campo de intensidade absurda como o do Grêmio, acabou dando certo. Com Petros mais preso e Cícero um pouco adiantado, próximo de Cueva e Lucas Fernandes, o São Paulo ficou sem um volante tão fixo, e teve mais a bola, com aproximação. Jucilei, obviamente, é titular. Mas Dorival ganhou uma opção para situações extremas.

LUCAS FERNANDES E NÃO GÓMES

Ninguém pode acusar o argentino Jonatan Gómez de indolência em campo. Ele corre absurdamente para recompor a linha média de marcação, se dedica, mas com a bola produziu pouquíssimo nas duas últimas partidas do São Paulo.

Lucas Fernandes entrou em seu lugar e, presente na área, algo que Gómez pouco faz, empatou o jogo no rebote de uma finalização de Pratto. É cedo para rotular o reforço argentino, mas o jovem de Cotia parece ter mais a oferecer à equipe.

(*) Globoesporte.com

Marcinho em ação na partida contra o Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)

Cícero foi o substituto de Jucilei (Foto: Marcos Ribolli)

Lucas Fernandes no momento do gol de empate do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.