21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

TL recebe o prêmio MI Dengue pela 2ª vez consecutiva

31/08/2010 15h42 – Atualizado em 31/08/2010 15h42

Por Michelle de Freitas, com informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura

Na manhã desta terça-feira (31), em uma coletiva de imprensa no Gabinete, A prefeita Márcia Moura (PMDB) anunciou duas grandes conquistas para a saúde de Três Lagoas. A primeira é referente à atenção básica à saúde, com projeto selecionado para ser apresentado em Toronto. A outra conquista foi o prêmio MI Dengue pelo segundo ano consecutivo, referente ao trabalho realizado pelo município no combate à dengue.

Ao falar dos méritos dos trabalhos das equipes de saúde, Márcia Moura destacou que hoje Três Lagoas não é somente reconhecida pelo empreendedorismo, mas também por iniciativas como estas que valorizam o cuidado com a qualidade de vida da população. “Vocês fazem a diferença para a nossa cidade. Que os outros profissionais mirem-se nos trabalhos que vocês desempenham. Essas conquistas demonstram o trabalho e a dedicação pela comunidade, para que a população tenha como resultado melhor qualidade de vida”, parabenizou Márcia, dirigindo-se aos agentes de endemias e enfermeiras do município.

As enfermeiras Maria de Lourdes Medeiros, Rosalba Maria Nascimento, Adriana Louro Spazzapan, Flavia Zuque, Sônia Satiko Morita, participaram este ano, na UFMS, do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Atenção Primária à Saúde, promovido pelo CONASS em parceria com a Universidade de Toronto, Canadá, no qual apresentaram os projetos voltados à gestão de atenção primária, com os temas: “Classificação de risco no Pré Natal”, “Adoção entre clientes hipertensos ao regime terapêutico”, “Alcançando metas”, “Aumento da cobertura do exame preventivo em Três Lagoas”, “Aumento da cobertura do exame preventivo em Três Lagoas”.

Segundo a secretária de Saúde, Elenir Neves, todos os projetos são de alto nível, e posteriormente serão aplicados nas unidades de saúde do município. Dois deles estiveram entre os melhores projetos do curso, sendo o de risco no Pré Natal classificado em primeiro lugar, o qual será apresentado dia 25 de outubro em Toronto.

“O curso foi uma junção de esforços entre a UFMS, os tutores do Canadá e a Secretaria de Estado de Saúde, que fez com que tivesse esse resultado positivo em prol da saúde pública, oportunizando aos alunos um novo olhar para práticas de saúde”, avaliou Elenir. Para a secretária, o destaque dos projetos reflete a eficiência da qualidade dos serviços e da equipe de trabalho da saúde.

Prêmio MI Dengue

Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio MI Dengue é conquistado pelo município de Três Lagoas pelo trabalho realizado no combate à dengue. A ferramenta MI Dengue (Monitoramento Inteligente da Dengue) é desenvolvida pela ECOVEC e utilizada pelo município há três anos, sendo patrocinada pelas empresas Fibria (antiga VCP) e IP.

A ECOVEC possui o Programa da Excelência da Dengue (PED) que tem como objetivo avaliar, orientar e motivar as equipes envolvidas no controle da dengue na busca por melhorias de resultados, na redução da infestação e, conseqüentemente, no número de casos da doença.

O reconhecimento do mérito, que destacou Três Lagoas como município premiado, foi baseado na apuração dos resultados obtidos a partir de avaliações oficiais.

Segundo Elenir Neves, a partir do trabalho de monitoramento do mosquito da dengue, feito através da armadilha em vários setores da cidade, é possível otimizar as ações da Secretaria de Saúde no controle e combate ao vetor. O monitoramento das 302 armadilhas é feito por três agentes de endemias: Alaice Custódio dos Santos, Joice Keli Garcia da Costa, e Joana Bragança da Silva Maia, sob a coordenação da bióloga Geórgia Medeiros Andrade.

Na ocasião, a prefeita aproveitou para chamar atenção sobre a responsabilidade da população no combate a dengue. “Somos uma cidade endêmica, o vírus da dengue continua em circulação. É preciso que a população não descuide de suas casas para que o mosquito não se procrie na época das chuvas”, alertou Márcia Moura, afirmando que a comunidade também é responsável pela conquista do prêmio de excelência da dengue.

Ainda conforme a secretária de Saúde, é possível que no próximo ano haja uma nova epidemia de dengue, com a entrada do vírus quatro. Em 2010, até o momento, foram registrados 1.500 casos da doença.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.