17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Toque de recolher decretado pelo Estado será mantido em Três Lagoas, decide secretário

Geraldo Resende não acata justificativa da secretaria municipal de Saúde por considerar o aumento de casos de Covid-19 em Três Lagoas, onde a taxa de contágio de segunda-feira está em 1,3

Desde segunda-feira da semana passada o decreto do Toque de Recolher assinado pelo governador Reinaldo Azambuja está valendo em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

A decisão do governador em limitar o horário de atendimento de bares, lanchonetes, conveniência e comércio em geral está limitado das 05 às 22 horas. O decreto caiu como uma ducha de água fria para os comerciantes da cidade, que na ocasião, por iniciativa do empresário Fernando Jurado, presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, se reuniram na sede da entidade para discutirem uma forma de sensibilizar o secretário de Saúde, Geraldo Resende de não incluir o município nas normas do decreto.

Toque de recolher decretado pelo Estado será mantido em Três Lagoas, decide secretário

FAIXA AMARELA

Naquela ocasião, a situação do Covid-19 em Três Lagoas estava tranquila, na faixa amarela. O próprio secretário em contato com o Perfil News disse que tinha orientado a secretaria de Saúde local para oficializá-lo da situação que ele iria rever decreto.

Assim foi feito, a secretária reuniu-se com os integrantes do Comitê Municipal que aprovaram o envio do ofício, solicitando que fosse seguido o decreto municipal, que flexibiliza os horários de atendimento ao público.

Toque de recolher decretado pelo Estado será mantido em Três Lagoas, decide secretário

Porém, nesta segunda-feira, 21, o secretário respondeu ao ofício, não acatando a solicitação contida no documento. Resende disse que está considerando a avaliação de risco e recomendações para o período de 16 a 26 de dezembro 2020 emitido pelo programa PROSSEGUIR, em que para o município de Três Lagoas, em respeito à regra de transição das bandeiras recomendada pela OPAS/OMS, obteve pontuação equivalente à bandeira vermelha, e foi classificado com a bandeira vermelha, devido o aumento de casos de Covid-19 em Três Lagoas.

POSIÇÃO DA ACITL

A reportagem do Perfil News falou com o presidente da ACITL, que por sua vez, disse que “os empresários de Três Lagoas tinham grande expectativas de que o Governo do Estado reconhecesse relativo controle que construímos frente a proliferação da Pandemia. Este controle foi construído a duras penas, sacrifícios e perdas dos empresários e muita compreensão da população”, reiterou.

Jurado, que sempre esteve na linha de frente na defesa dos interesses da classe de empresários, finalizou dizendo que “na hora de sentir o benefício de um trabalho sério e duro que nós trouxemos até aqui, teremos de nós manter unidos por mais um tempo e digerir o amargo que nos foi imposto.”

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.