18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Toque de recolher em Nablus pode provocar surto de epidemia

18/09/2002 09h05 – Atualizado em 18/09/2002 09h05

Os órgãos de saúde temem que ocorra um surto de epidemia, devido ao toque de recolher imposto há nove dias em Nablus pelo Exército israelense, já que o lixo não é recolhido e a população não pode abastecer-se de alimentos frescos, informou o governador do distrito, Majmud Alul.

Além disso, 40.000 crianças e adolescentes estão impedidos de freqüentar escolas e outros centros educativos.

No fim de semana passado, centenas de moradores desta cidade cisjordaniana, entre eles residentes estrangeiros, desafiaram o toque de recolher e saíram às ruas para protestar contra este castigo coletivo.

Nablus, de 180.000 habitantes e 70 quilômetros ao norte de Jerusalém, foi ocupada há três meses pelo Exército israelense para buscar “terroristas” da resistência, assim como as cidades de Ramala, Jenin, Tulkarem, Hebron e Kalkilia.

O toque de recolher foi suspenso ontem em Jenin e Tulkarem por tempo indefinido, mas em Nablus, segundo um oficial militar israelense declarou à rádio pública, esta medida “pode demorar umas semanas mais”.

Em Ramala e Hebron, o toque de recolher costuma ser suspenso por algumas horas para o abastecimento da população e para que as escolas possam abrir suas portas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.