16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Torres de monitoramento flagram três onças-pardas em área florestal da Suzano em MS

Raro registro foi feito por meio do sistema de videomonitoramento para prevenção e combate a incêndios florestais da empresa

Três onças-pardas (Puma concolor) foram flagradas em uma área florestal da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos a partir do cultivo de eucalipto, em Mato Grosso do Sul. O registro pouco comum foi realizado no dia 24 de maio deste ano, por meio do sistema de videomonitoramento para prevenção e combate a incêndios florestais. Ao todo, são 21 torres de observação, equipadas com câmeras digitais 360º que, com um alcance de raio de 15 quilômetros cada, cobrem 96% de toda a área florestal da empresa.

Torres de monitoramento flagram três onças-pardas em área florestal da Suzano em MS

Por meio das imagens, é possível ver os três indivíduos – possivelmente uma fêmea adulta, a mãe, e seus dois filhotes jovens – caminhando por uma estrada.  A onça-parda, também conhecida como suçuarana, leão-baio, leão-da-montanha, onça-vermelha ou puma, é considerada como “vulnerável” na Lista Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção, do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis). De acordo com o estudo “Avaliação do risco de extinção da Onça-parda”, elaborado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade), estima-se 4 mil onças-pardas em todo o Brasil. Na região do Cerrado, as estimativas apontam um tamanho populacional menor do que 2,5 mil indivíduos.

“Esse registro nos chama a atenção e foi comemorado por diversos motivos. Primeiro pelos poucos registros de três indivíduos juntos. Além disso, estas imagens evidenciam o manejo sustentável em nossas operações e as nossas ações para a conservação da biodiversidade em Mato Grosso do Sul. Também demonstram que o desenvolvimento sustentável é possível e que podemos produzir preservando o meio ambiente”, destaca Renato Cipriano Rocha, coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano.

Somente este ano, pelas torres de monitoramento, já foram realizados 70 registros de animais silvestres. Além dos registros pelas câmeras, a empresa possui o programa “De olho no bicho” que, para sensibilizar colaboradores e colaboradoras sobre a importância da conservação ambiental, estimula o registro por fotos ou vídeos de espécies encontradas nas áreas da empresa. Entre eles, estão espécies como anta, lobo, cervo, queixada, etc. A iniciativa teve início em 2014 e já resultou em mais de 574 registros voluntários feitos por colaboradores em áreas da empresa.

Biodiversidade

A Suzano possui hoje 1.376 espécies catalogadas por meio do seu Programa de Monitoramento e Preservação da Biodiversidade. Desse total, 168 espécies foram catalogadas somente no ano passado. Entre as espécies catalogadas pelo programa, estão 607 diferentes tipos de plantas, 82 mamíferos, 395 aves, 62 répteis, 53 peixes, 41 anfíbios e 136 artrópodes.

“O programa teve início em 2007 no Estado e, desde então, estamos observando o aumento gradual no número de animais catalogados. Esse crescimento pode indicar tanto o retorno dos animais para a região quanto a sua permanência e reprodução, ambos de extrema importância para o Meio Ambiente. Vale ressaltar que muitas dessas espécies só se reproduzem em áreas preservadas”, completa Rocha.

Atualmente, a Suzano destina 136 mil hectares para conservação ambiental em Mato Grosso do Sul.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

(*) Performa Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.