17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Trânsito urbano é alterado e aumentam as vagas de estacionamento

30/09/2013 11h16 – Atualizado em 30/09/2013 11h16

Além da restauração da pintura de sinalização horizontal e ampliação de vagas de estacionamento 45º, duas novas ruas têm mão única de direção e em outras é ampliada a extensão de mão única

Da Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Transporte e Logística e do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), ligados à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, vem realizando uma série de ações, com o objetivo de melhorar as condições do trânsito urbano e dar maior segurança aos pedestres e condutores de veículos.

Entre as principais mudanças, que passaram a vigorar na última sexta-feira (27) estão a implantação de mão única de direção nas Ruas João Gonçalves de Oliveira e Bom Jesus da Lapa.

A Rua João Gonçalves de Oliveira passou a ter mão única de direção, sentido Lagoa Maior ao Bairro Vila Nova, no trecho compreendido da Rua Crispim Coimbra até à Rua Elviro Mário Mancini.

Na Rua Bom Jesus da Lapa, o sentido de direção passou a ser o inverso, ou seja, do Bairro Vila Nova à Lagoa Maior, no trecho compreendido da Rua Elviro Mario Mancini até à Rua Crispim Coimbra.

“Essas mudanças tornaram-se necessárias para dar maior segurança aos alunos da Escola Sesi e Colégio Dom Bosco, assim como melhorar o fluxo do trânsito, nas imediações do Supermercado Proença”, explicou o assessor do Departamento de Transporte e Logística, Flávio Thomé.

As novas mudanças do fluxo de veículos nessas duas ruas, principalmente nos cruzamentos com a Avenida Eloy Chaves e Avenida Antônio Trajano “continuam sendo orientadas pela nossa equipe de Agentes Municipais de Trânsito”, informou a diretora do Deptran, Creusa Ramos Monteiro, do Setor de Educação no Trânsito.

“É importante que os condutores e pedestres estejam atentos a essas mudanças e obedeçam à sinalização com responsabilidade para evitarmos acidentes de trânsito” completou a professora Creusa.

EXTENSÃO DE MÃO ÚNICA

Para melhorar o fluxo de veículos e evitar acidentes nos cruzamentos, o Deptran também decidiu aumentar a extensão do sentido único de direção nas Ruas João Carrato, Oscar Guimarães e João Silva.

Antes da mudança, essas ruas de interligação dos Bairros Jardim Novo Aeroporto, Santo André e Lapa com o Centro, eram alternadamente de mão única de direção, da confluência com a Avenida Rosário Congro até à Rua Hamilcar Congro Bastos, rua de acesso à Estação Rodoviária, no Jardim Santo André.

Com as alterações do Deptran, essas três ruas passam a ser de mão única de direção, da Avenida Rosário Congro, no Centro, até à Avenida Baldomero Leituga, no Jardim Novo Aeroporto.

“Nessas ruas, apesar de bem sinalizadas, os nossos condutores de veículos, por falta de atenção, se confundiam muito e causavam perigos de acidentes”, observou Flávio Thomé

ESTACIONAMENTO EM 45º

Levando em conta o também constante aumento de veículos que circulam pelas ruas do Centro, o Deptran decidiu remanejar e ampliar o número de vagas de estacionamento em 45º em algumas vias.

Na Rua João Carrato, o estacionamento em 45° foi implantado também no trecho da Rua Orestes Prata Tibery até à Avenida Capitão Olyntho Mancini e no trecho compreendido entre a Rua João Gonçalves de Oliveira e a Rua Bom Jesus da Lapa.

Na Rua João Silva, o estacionamento em 45°foi ampliado no trecho da Rua Orestes Prata Tibery até à Avenida Capitão Olyntho Mancini e dessa Avenida até à Rua Zuleide Peres Tabox.

Foi ampliado também o estacionamento em 45° na Rua Monir Thomé, no trecho da Avenida Aldair rosa de Oliveira (Circular da Lagoa Maior) até à Avenida Filinto Müller; e na Rua Duque de Caxias, no trecho entre a Avenida Rosário Congro e Rua Paranaíba.

Nessa Rua, o Deptran também realizou readequação e melhorias do estacionamento de veículos, no trecho da Avenida Eloy de Miranda Chaves e Rua Bernardino Antônio Leite.

“Todas essas mudanças foram previamente sinalizadas e é importante que nossos condutores estejam atentos à sinalização (horizontal e vertical) existente nesses trechos das Ruas e Avenidas citadas”, recomendou Flávio Thomé.

FROTA DE VEÍCULOS

Com o desenvolvimento industrial e comercial, vivido atualmente por Três Lagoas, vem crescendo também o número de veículos, que circulam diariamente pelas ruas e avenidas de nossa Cidade.

Segundo dados recentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mato Grosso do Sul, mensalmente são licenciados, em média, 300 a 500 novos veículos, no município de Três Lagoas. Em agosto, eram 63.388 os veículos com placas do Município. Desse total, mais de 60% são veículos de passeio e quase 30% são motocicletas.

Nesse número não estão computados os veículos da chamada “frota flutuante”, que hoje é estimada em mais de 30%, calcula a diretora de Educação do Deptran.

“Com a frota flutuante de veículos que circulam diariamente pelas nossas ruas e avenidas, principalmente a negócios, estimamos que mais de 80 mil veículos circulam diariamente na nossa Cidade”, informou Creusa.

(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

Entre as principais mudanças estão a implantação de mão única de direção nas Ruas João Gonçalves de Oliveira e Bom Jesus da Lapa (Foto: Divulgação/Assecom)

É importante que os condutores e pedestres estejam atentos a essas mudanças e obedeçam à sinalização com responsabilidade (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.