16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Três Lagoas implanta Disk-Coronavírus e começa a agendar testagem por drive-thru

Cidade, que conta com 41 casos positivos, passa a realizar testes em casos suspeitos, mediante marcação, no quartel dos Bombeiros

Com 41 casos confirmados de Covid-19 e o maior número de óbitos da doença no Estado, Três Lagoas é o segundo maior centro de contaminação de Mato Grosso do Sul, atrás apenas da capital em número de positivos.

Por isso, o Governo do Estado repetirá aqui a estratégia que vem sendo usada em Campo Grande e Dourados – o drive-thru de testes rápidos para Coronavírus.

Assim, o Governo e a Prefeitura pretendem aumentar a testagem e isolar, com mais eficácia, os casos positivos.

Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de cinco minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

O exame é encaminhado ao Laboratório Central (Lacen), o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde.

O Disk-Coronavírus está operando desde sábado, 25, atendendo por telefone às pessoas que tenham dúvidas ou sintomas da doença. Os casos são avaliados pelos bombeiros e médicos e, caso os profissionais acreditem que seja um possível suspeito de infecção por Covid-19, será marcada a passagem pelo drive-thru, que funciona no Quartel dos Bombeiros.

A triagem por telefone funcionará diariamente das 8h as 18h. Os testes serão feitos às terças e quintas, das 14h às 16h, apenas para pessoas que tenham agendado seus testes no Disk-Coronavírus, pelo telefone (67) 3311-6264.

Apenas carros fechados

O Drive-Thru fará testes apenas em quem estiver em veículos fechados. O atendimento para pessoas a pé, de bicicleta, moto ou menores de 12 anos de idade será diretamente na UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento), localizada à Rua Irmãos Spinelli, 1855, Vila São João (o acesso para a coleta ocorrerá pela viela “B”).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.