23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Três Lagoas inicia campanha de vacinação antirrábica

16/10/2013 09h45 – Atualizado em 16/10/2013 09h45

Saúde de Três Lagoas inicia campanha de vacinação antirrábica

Neste ano, equipes do CCZ aplicarão a vacina nos cães e gatos em oito finais de semana e mutirões em alguns bairros, no período de 16 de outubro a 14 de dezembro, em locais e horários a serem previamente divulgados

Da Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde Pública, iniciou nesta quarta-feira (16) a Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, em cães e gatos.

Neste ano, para melhor atender à população e imunizar contra a raiva o maior número possível de cães e gatos, o CCZ dividiu a campanha em etapas, seguindo um cronograma que atenda de início aos Bairros onde se constatou o maior número de animais de estimação, alvos da vacina.

Para tanto, além dos mutirões em determinados bairros, em locais e horários a serem previamente divulgados, as equipes do CCZ estarão aplicando a vacina em oito sábados consecutivos, ou seja, 19/10, 26/10, 08/11, 16/11, 23/11, 30/11, 07/12 e 14/12.

“Para que a população tenha conhecimento da campanha de vacinação antirrábica e não perca esta oportunidade de vacinar seu animal de estimação, um carro de som móvel estará percorrendo as ruas do Bairro, onde nossas equipes estiverem”, informou o diretor do CCZ, médico veterinário Antônio Luiz Teixeira Empke.

“Será um atendimento mais centralizado nos Bairros, para facilitar que os donos dos animais se desloquem até o local, onde estará sendo aplicada a vacina”, antecipou Antônio Empke.

Por isso, para atingir índices mais satisfatórios, o CCZ estima imunizar mais de 18 mil animais domésticos de estimação (cães e gatos). O censo canino, concluído e divulgado em agosto último, apontou que Três Lagoas possui em torno 19.923 cães e 5.974 gatos.

Em campanhas anteriores, realizadas em apenas um dia, o CCZ conseguiu imunizar contra a raiva pouco mais da metade dos animais de estimação, em torno de 10 mil animais.

PRIMEIRA ETAPA

A primeira etapa da vacinação antirrábica, iniciada no período da tarde desta quarta-feira (16) e estendida até o próximo sábado (19), atende aos bairros de Jupiá, Vila Piloto, Vila Alegre e Set Sul, incluindo o Cinturão Verde.

No Cinturão Verde, devido à sua extensão, o CCZ disponibilizou equipes volantes, que estarão percorrendo os lotes dos pequenos produtores rurais, das 7h às 11h e das 13h às 17h, a partir desta quarta-feira (16) e também no próximo sábado.

No Jupiá, Vila Piloto e Vila Alegre, as equipes do CCZ estarão atendendo à população, para que imunize contra a raiva seus animais de estimação, na Unidade de Saúde (Postinho) de cada Bairro, também a partir do período da tarde desta quarta-feira (16) até o próximo sábado (19), no horário de funcionamento das Unidades de Saúde, ou seja, das 7h às 11h e das 13h às 17 horas.

Ainda no decorrer desta semana, estaremos divulgando a segunda etapa desta Campanha de Vacinação Antirrábica, com os respectivos locais e horários.

(*)Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

Neste ano o CCZ dividiu a campanha em etapas (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.