23/09/2019 11h11

O Congresso Estadual da FETEMS é o maior encontro de educadores do Centro-Oeste, onde debate assuntos como a qualidade do ensino público sul-mato-grossense, a valorização dos trabalhadores em educação e a Conjuntura Sindical e Política em âmbito Estadual e Nacional

Nos dias 19 a 21 de setembro foi realizado o 27º Congresso Estadual da FETEMS “Professora Maria Ildonei de Lima Pedra” rumo ao Centenário Paulo Freire, no Centro de Convenções, em Bonito – MS. A delegação de Três Lagoas e Selvíria esteve presente no grande evento, que contou com a presença de 1200 delegados dos 74 SIMTED’s da Educação Pública de Mato Grosso do Sul.

No primeiro dia, houve o credenciamento às 9 horas da manhã, e mais tarde, a abertura oficial com a leitura e aprovação do Regimento do 27º Congresso Estadual. Também foi feita uma linda homenagem à professora Maria Ildonei de Lima Pedra, que deu nome ao Congresso este ano.

Já no segundo dia (20), no período matutino, foi composta uma mesa de debates sobre a Conjuntura Internacional, Nacional, Estadual, e os Desafios para a Democracia e para os Trabalhadores e as Trabalhadoras. Durante o evento houve palestras, apresentações de dança, homenagens e momentos de descontração e interação com músicas e danças.

Ainda no mesmo dia, as aposentadas do SINTED de Três Lagoas e Selvíria fizeram uma linda apresentação das Mulheres que Brilham, abrindo o Painel “As Lutas dos(das) Funcionários(as) Administrativos(as) da Educação e dos Aposentados e das Aposentadas”, onde foi debatido propostas para a construção de um plano de luta dos administrativos e aposentados da educação.

O terceiro e último dia se encerrou com a análise e mudanças no Estatuto da FETEMS, debate sobre as moções e abaixo-assinados contra as medidas do governo de Reinaldo Azambuja. Também foram realizadas apresentações culturais e votação para a a próxima sede do Congresso, onde Três Lagoas foi eleita, com a maioria dos votos, para sediar o próximo evento, no ano de 2022.

“Nosso Sindicato agradece a todos os participantes que votaram em nossa cidade para sediar este grande Congresso, que com certeza, entrará para a história de Três Lagoas. Parabenizamos, também, nossos delegados que se mantiveram firmes na luta nesses três dias de evento, participando integralmente de debates para a melhoria da classe trabalhadora da educação”, finaliza Maria Laura Castro dos Santos, presidenta do SINTED.

O SINTED de Três Lagoas e Selvíria, em prol ao mês do setembro amarelo em combate ao suicídio, realizou uma entrega de girassóis e uma linda mensagem de companheirismo entre os trabalhadores da educação.

SINTED

Divulgação

Comentários