Campanha começa na próxima segunda-feira; também será feita imunização contra HPV

A partir de segunda-feira, 10, Três Lagoas participará da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Para se obter a imunização a pessoa precisa receber duas doses da vacina Tríplice Viral (TV), que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola. Deverão ser vacinadas crianças e jovens dos cinco aos 19 anos de idade. Por isso, quem nunca tomou essa vacina deve receber a primeira dose agora e agendar uma segunda dose, dentro de 30 dias, como orientam os profissionais da Saúde.

Esta vacina está disponível em todas as 16 Unidades de Atenção Primária de Saúde, ou seja, em todos os conhecidos Postos de Saúde dos bairros de Três Lagoas.

Para fortalecer ainda mais a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, o Ministério da Saúde estabeleceu também o dia 15 de fevereiro (sábado), como o Dia “D” de Mobilização Nacional.

Nesse sábado (15), todos os Postos de Saúde dos bairros estarão abertos das 8h às 17h, com a finalidade específica de vacinação contra o Sarampo.

É importante que as pessoas levem consigo a Carteira de Vacina, para que o servidor ou servidora da Saúde verifique a necessidade ou não da atualização de vacinas e as suas respectivas anotações.

Esta primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo se estende até dia 13 de março e está prevista uma segunda fase no segundo semestre para imunizar as pessoas de 30 a 59 anos de idade, que não tenham sido ainda vacinadas contra o Sarampo.

HPV

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, junto com a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, incluindo o Dia “D”, meninos e meninas estarão também sendo vacinados contra o HPV (sigla em inglês do Papilomavírus Humano), que é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST

O HPV causa infecções na pele ou mucosas (orais, genitais ou anais) tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais, ou seja, no ânus ou nos órgãos sexuais.

Esta vacina, disponível em todos os Postinhos, também é ministrada em duas doses e devem ser imunizados, uma vez na vida, as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos de idade.

Comentários