34 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Três Lagoas pode ficar sem orçamento

28/12/2010 17h25 – Atualizado em 28/12/2010 17h25

Três Lagoas pode ficar sem orçamento

Caldeirão do Bolsão – Ricardo Ojeda

BRIGA POLÍTICA

Na queda de braço entre Milan e Prefeitura, o que pode acontecer é que Três Lagoas pode ficar sem orçamento em 2011. Em nota distribuída pela Assessoria de Comunicação, faltando três dias para encerrar o ano, o presidente da Câmara não convocou sessão para votar a Lei que determina o recurso que a prefeitura terá para administrar a cidade em 2011.

INÉDITO

Segundo a nota, a situação é inédita nos 95 anos de Três Lagoas, que sempre teve o Orçamento para o exercício do ano seguinte, votado no ano corrente. Márcia Moura disse estar preocupada e ao mesmo tempo constrangida com tal situação.

RETALIAÇÃO

Para a prefeita Márcia, a não convocação de sessão para a votação da Lei Orçamentária soa como uma “retaliação” do presidente da Câmara, Fernando Milan, diante da derrota que sofreu na primeira votação, realizada no dia 14 deste mês.

PREJUÍZOS

Da forma, como o Orçamento fora aprovado, a Administração Municipal seria prejudicada, uma vez que dependeria dos vereadores para aprovar uma série de medidas, o que poderia atrasar alguns projetos. A prefeita Márcia, sempre que precisasse transferir recursos que sobram em determinada secretaria, para cobrir despesas de outra pasta, teria que pedir autorização dos vereadores.

INDAGAÇÃO

Márcia salientou na nota distribuída à imprensa, que quando Milan teve que aprovar o Orçamento apresentado pela ex-prefeita Simone Tebet (PMDB), ele nunca questionou. “Será que agora, que efetivamente inicio meu mandato, não sou digna da mesma confiança?”, indagou.

JUÍZO E CONSCIÊNCIA

Essa queda de braço não é bom prá ninguém. Como já foi dito inúmeras vezes, Três Lagoas é a capital da industrialização do Estado, todos os holofotes estão voltados para cá. Nesse sentido, a união dos poderes constituídos tem que ser harmônico, para não prejudicar o desenvolvimento da cidade que caminha a passos largos. Portanto seria salutar que alguns nobres vereadores tomem uma dose de juízo e outra de consciência.

BRÁULIO DESCEPADO

Essa é de lascar. Comentários na cidade dão conta que recentemente foi registrado um episódio policial, digamos bem tenebroso. Mulher de empresário (pecuarista) descobriu que o dito cujo estaria tendo um caso. Pois bem, ela levou o marido para a cama e depois afagar as partes intimas dele, pegou uma faca, daquelas bem afiada e ZAPP, cortou o bráulio do maridão.

BOATARIA

Se realmente aconteceu a coluna não sabe precisar, mas boatos correm pela cidade. Diz o ditado popular, onde há fumaça, há fogo. Portanto não é bom duvidar.

ATENÇÃO

Agora, falando sério. Se a moda pega, acredito que 90% do sexo masculino de Três Lagoas terão que ficarem atentos, para não perder a companhia do amigão de todas as horas.

CONSELHO ÚTIL

Por outro lado, cabe ressaltar que o membro, mesmo depois de cortado, se acudir a tempo pode ser reimplantando. O conselho dos especialistas é que se acontecer, o bráulio deve ser acondicionado em um recipiente com gelo e lavado imediatamente ao hospital. Como seguro morreu de velho, é bom ao deitar, deixar um isopor da beirada da cama para quaisquer eventualidades.

ATUANTE

O deputado eleito, Eduardo Rocha (PMDB), participou do quadro de entrevista da TV Perfil. Embora, estreante como deputado, mostrou que está bem afiado para exercer o cargo. Ele conhece profundamente os problemas da região. Como assessor do então senador, Ramez Tebet, conseguiu bom trânsito nos gabinetes mais poderosos, seja no Estado como na Capital Federal. Isso vai contar pontos para ele.

CAPITAL DA INDUSTRIALIZAÇÃO

O município de Três Lagoas é considerado a capital da industrialização do Estado. Em seu parque industrial estão instaladas dezenas de indústrias de médio e grande porte, como a Metalfrio, por exemplo. As duas maiores indústrias de papel e celulose do mundo, International Papar e Fibria possui unidade na cidade.

SEM INTERNET

Se por um lado, podemos nos orgulhar da importância desse ativo industrial, que gera empregos, produz renda, atrai investimentos. Por outro não merece comemoração, e sim reclamação. Com a chegada de novas empresas, há necessidade de instalação de internet banda larga. É aí que está o problema. O serviço praticamente não existe. Faltam portas para atender a demanda.

MONOPÓLIO

As duas operadoras que detém a concessão, OI e Embratel não conseguem atender satisfatoriamente as empresas, privando-as da comunicação rápida. Essa situação, nos dias de hoje, é impensável.

CONCESSÃO

As duas operadoras de telefonia, que detém a concessão de banda larga, OI e Embratel, estão deixando a desejar. Falta serviço de banda larga, as chamadas portas de internet. Muitas empresas que estão se instalando na cidade, precisam do serviço de internet rápida, mas não estão sendo atendidos satisfatoriamente.

MARTÍRIO

Outro tema que merece ser mencionado é a falta de companhias aéreas. É um martírio quem precisa viajar rapidamente de Três Lagoas para São Paulo. Depois que a TAM anexou a Pantanal Linhas Aéreas, ficou pior ainda. A empresa fechou a rota Araçatuba/São Paulo. Quem precisa viajar a capital paulista, tem que rodar quase 300 quilômetros até São José do Rio Preto para pegar o voo. É quase metade do caminho.

LINHAS AÉREAS

A vice-governadora eleita, Simone Tebet, disse recentemente em entrevista à TV Perfil que até junho ou julho do próximo ano, as obras do aeroporto municipal serão concluídas e com isso atrairá empresa para explorar as linhas Três Lagoas/Campo Grande, Três Lagoas/São Paulo.

PARCERIAS

Por outro lado, cabe ressaltar que o titular do Caldeirão teve acesso a uma informação quentíssima. Várias empresas instaladas na cidade, das quais; Fibria, Eldorado, International Paper, estariam fazendo uma parceria com a TRIP Linhas Aéreas para operar em Três Lagoas o mais rápido possível.

COMPRA ANTECIPADA

A parceria consiste na compra de passagens antecipadas, situação que seria uma garantia de rentabilidade a companhia aérea. Pode ser uma opção, que com certeza será bem vinda.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.