16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Três Lagoas poderá ter curso gratuito aos mototaxistas

13/03/2012 22h29 – Atualizado em 13/03/2012 22h29

Eduardo Rocha defende capacitação de mototaxista e motofretista em Três Lagoas

Deputado pede ao governador André Puccinelli extensão do curso oferecido de graça na Capital

Da Redação*

O deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) quer trazer para Três Lagoas curso de capacitação de mototaxista e motofretista. Ele participou nesta terça-feira, em Campo Grande, do lançamento do curso, que será oferecido pelo Detran, sem nenhum custo, a 2.500 profissionais que se inscreverem.

Durante o lançamento, do curso, o governador André Puccinelli destacou a importância de capacitar os mototaxistas e os motofretistas ou qualquer segmento da sociedade na prestação de serviços, por assegurar mais tranquilidade à população, contribuindo para a redução dos riscos de acidentes. “Assim, todos podem estar habilitados a exercer sua profissão”.

Dividido em aulas teóricas e práticas, a capacitação será realizada em 30 horas/aula e vai atender cerca de 2,5 mil mototaxistas e motofretistas em Campo Grande.

O CURSO

O curso é obrigatório, mas o governo vai subsidiar a capacitação. Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) institui a capacitação especializada obrigatória, destinada a profissionais em transporte de passageiros (mototaxistas) e em entrega de mercadorias (motofretistas) que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas.

Para obter o alvará o profissional terá que frequentar o curso, que será sem custo para os profissionais. Para o presidente do Sindicato dos Motoentregadores (SINPROMES/MS) Luis Carlos Escobar, que representa cerca de 2 mil profissionais, a capacitação veio em boa hora. “A categoria aprovou esta iniciativa e a possibilidade de tirar os trabalhadores que atuam na informalidade é melhor ainda”, disse.

Nessa etapa, na Capital, as inscrições poderão ser feitas via internet na página www.detran.ms.gov.br – link educação/setor de cursos, no período de 14 a 31 de março de 2012. As matrículas podem ser feitas de 02 a 30 de abril. Os inscritos devem comparecer no Bloco 19, Setor de Cursos/ Detran-MS (saída para Rochedo) no horário das 8h às 13h, portanto cópia e original do RG, CPF, comprovante de residência e CNH. Para o curso de mototaxista os interessados devem possuir a carteira de condutor autônomo ou carteira de auxiliar em uso e para os motofretistas a autorização de tráfego e credencial expedidas pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Para ser admitido no curso o interessado deve possuir no mínimo 21 anos, ser habilitado na categoria A pelo menos há dois anos, e não estar sob suspensão do direito de dirigir. O aluno deve providenciar uma motocicleta para a realização da aula prática de pilotagem, com todos os equipamentos de segurança.

Mototaxistas de Três Lagoas poderão ter curso gratuito exigido pelo Contran. (Foto: Arquivo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.