20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Três Lagoas prepara mão de obra para início imediato

20/03/2012 15h25 – Atualizado em 20/03/2012 15h25

Prefeitura, SENAI e SENAC oferecem cursos gratuitos para formar mão de obra qualificada para Três Lagoas

Faltam profissionais para preencher as vagas de emprego oferecidas na cidade

Rafael Furlan

Dentro do cenário empresarial, Três Lagoas tem se destacado em várias áreas, principalmente no setor industrial. Diversos seguimentos cresceram em especial o da hotelaria. Mediante esse desenvolvimento local e a vinda de muitas pessoas de outros estados, ações de incentivo foram dadas, porém, a oferta de serviço na maioria das vezes acaba sendo maior do que a procura, e o mercado sai prejudicado por não ter mão de obra qualificada.

Ao andar pelas ruas de Três Lagoas, encontram-se diversos anúncios nos estabelecimentos onde existem vagas de trabalho como vendedoras, confeiteiras, atendentes, entre outras, são oferecidas. A mão de obra qualificada dentro desse cenário é fator primordial e que dificulta os profissionais de recursos humanos selecionarem um melhor currículo e recrutar aquele profissional para trabalhar em determinada área da empresa.

O Ciat – Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador de Três Lagoas, recebe todos os dias muitos currículos, porém, falta qualificação, é o que dificulta contratar o profissional para exercer a atividade necessária. De acordo com o administrador de vagas do CIAT, Lúcio Marcos, “diariamente recebemos em média, 40 currículos e toda a semana estamos com muitas vagas abertas, pois não conseguimos preenche-las. As vagas para essa semana são: auxiliar de hidrologia, lavador de veículos, auxiliar mecânicos, auxiliar de funilaria, pedreiro, servente, apontador, assistente administrativo, entre outras”, finaliza.

Qualificação

Qualificar jovens, adultos e também idosos está nos planos do município e já é colocado na prática. Cursos são oferecidos em diversas áreas, pensando em aprimorar o conhecimento para que os candidatos ocupem vagas de liderança nas empresas, além de conseguirem se destacar no próprio estado.

Como parte desse trabalho, a prefeitura da cidade, por meio da secretaria de assistência social, oferece também diversos cursos gratuitos, como: confeiteiro, doceira, salgado, manicure e pedicure, depilação, recepcionista, hotelaria, empreendedorismo, inclusão digital, entre outras áreas, para formar essa mão de obra qualificada para ingressar no mercado.

Para a diretora do departamento de trabalho, Mara Carrara, “cursos são oferecidos para a terceira idade e estamos formando mão de obra para inicio imediato. Formamos já 1.600 pessoas e para esse ano vamos ter mais alunos”, conclui.

O SENAC e o SENAI também oferecem cursos gratuitos, porém, com alguns requisitos que incluem valor da renda familiar de até dois salários mínimos, entre outros serviços.

O CIAT de Três Lagoas oferece diversas vagas de emprego diariamente
Foto: Divulgação

CIAT, avenida Filinto Muller, 1518, Três Lagoas-MS
(Foto:Arquivo/Perfil News)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.