20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Três Lagoas prepara-se para a 10ª Semana Municipal de Trânsito

08/04/2015 11h22 – Atualizado em 08/04/2015 11h22

A programação acontecerá entre os dias 23 e 30 de abril e terá como tema “Pé na faixa, pé no freio: não custa nada!”

Assessoria

A Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran), por meio Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptran), já definiu o calendário de ações e eventos, assim como a temática principal da 10ª Semana Municipal de Trânsito.

Neste ano a programação com as atividades de conscientização será entre os dias 23 e 30 de abril e contará com o apoio da Rodoval Transportes e da Eldorado Brasil. A abertura da 10ª Semana Municipal de Trânsito será no dia 23, no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”, a partir das 8h. A criação da Semana Municipal de Trânsito foi iniciativa da Câmara Municipal, através de Lei, apresentada pelo então vereador Claudio César de Alcântara (PMDB), e aprovada por unanimidade há mais de seis anos, na Legislatura 2005/2008.

CAMPANHAS EDUCATIVAS

Ao longo do ano passado foram realizadas duas grandes campanhas de educação no trânsito, sendo que a primeira teve como tema “Quanto custa não respeitar a faixa de pedestres – Proteger a vida não custa nada”. A ação alusiva a Semana Municipal de Trânsito ganhou o 10º Prêmio CETRAN de Segurança no Trânsito, Mobilidade e Segurança do Pedestre. O projeto incorporou toda a cidade por meio de blitze educativas no centro da Cidade e palestras em escolas e empresas.

Já a segunda campanha que teve como tema “Pé na faixa, pé no freio!” envolveu nove escolas do Município que aceitaram participar do projeto, fazendo trabalhos de pintura de faixas de pedestre com os próprios alunos das escolas, blitze educativas, palestras com alunos e pais, concurso de frases entre as escolas participantes do evento e passeio ciclístico em alusão à Semana Nacional de Trânsito.

Neste ano a Secretaria Municipal de Trânsito optou por incorporar os dois temas em um só criando a temática “Pé na faixa, pé no freio: não custa nada!”.

“Esta proposta surge com o objetivo de promover ações de mobilidade e segurança no trânsito, tratando da faixa de pedestre como pilar sustentador da campanha, mas não esquecendo dos outros dispositivos de segurança essenciais à vida no trânsito”, salienta o secretário de Trânsito, Milton Silveira.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana Municipal de Trânsito contará com blitze educativas e palestras de conscientização, educação e prevenção de acidentes que terão como público alvo toda a população, notadamente os condutores, educadores, formadores de opinião e os alunos da Rede Pública e Particular de Ensino.

Entre os dias 22 e 24 de abril haverá um curso de taxista aberto para os 51 taxistas cadastrados na Semutran e para todos os que tenham interesse em exercer a profissão. A qualificação terá duração de um dia e será realizada no Sest Senat, que fica localizado à Avenida Ponta Porã, nº 2640 – Jardim Alvorada, das 07h30 às 17h30.

Os interessados em participar do curso, que tem o investimento de R$150, devem procurar o Sest Senat. A Semutran tem realizado orientações sobre a faixa de pedestres na frente das escolas, com pais, alunos e condutores que trafegam pela via.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

A campanha traz conscientização dos motoristas em relação ao pedestre que atravessam na faixa. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.