17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Três Lagoas recebe mais 1.334 doses de vacina para dar continuidade na imunização dos profissionais da saúde

Três Lagoas recebeu uma nova remessa com mais 1.334 doses de vacina contra o Coronavírus do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. As doses serão utilizada para imunizar os profissionais da saúde incluídos na Fase 1 do Plano Municipal de Imunização.

Do total de doses recebidas nessa segunda remessa, 314 são de uma reserva técnica do Estado e outras 1.020 são as novas vacinas adquiridas pelo Governo Federal do  Instituto Serum da Índia. Todas já estão sob tutela da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Cronograma de Imunização – Semana 2

Conforme cronograma montado pela SMS e Coordenação Municipal de Imunização, hoje, 26, os profissionais ainda não vacinados que prestam atendimento no enfrentamento ao Coronavírus do Hospital Auxiliadora recebem a primeira dose da vacina.

Na quarta-feira (27), quem recebe são os profissionais ainda não vacinados do Hospital da Cassems e também, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) que fazem monitoramento de sintomáticos, farmacêuticos e atendentes de farmácia da Rede Pública, bem como funcionárias da empresa de limpeza dos prédios públicos, laboratórios municipais e técnicos administrativos da Saúde.

Três Lagoas recebe mais 1.334 doses de vacina para dar continuidade na imunização dos profissionais da saúde
As doses são dedicadas a imunização de profissionais da Saúde que atuam na linha de frente de atendimento a pacientes com Covid-19

Já na quinta-feira (28), é a vez dos servidores do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e servidores das Clínicas da Rede Municipal de Saúde, bem como bombeiro, motoristas da frota municipal e de casas de repouso para idosos que atuarem com o transporte de pacientes, receberem a primeira dose.

A secretária da pasta de Saúde, Elaine Furio, ressalta que, somente após a vacinação desses grupos é que será aberta a vacinação para outros profissionais da rede privada de saúde, como, laboratórios e farmácias que realizam a coleta de exames para detecção de Coronavírus, bem como dentistas e outros trabalhadores que tem carteira ativa.

Avanço da campanha

Até o momento, aproximadamente 68% dos grupos prioritários da Primeira Fase já foram imunizados contra o Coronavírus, o que corresponde à 922 pessoas das 1.351 previstas para serem imunizadas com a primeira, das duas necessárias, da vacina.

Três Lagoas recebe mais 1.334 doses de vacina para dar continuidade na imunização dos profissionais da saúde

Diferença das vacinas

Três Lagoas recebeu doses de duas fabricantes: as primeiras eram da Coronavac (2.702 para a Dose 1 e Dose 2, mais, 314, também para a Dose 1 e Dose 2) e, as novas, de Oxford (1.020 apenas para a Dose 1) e, conforme Humberta Azambuja, coordenadora de Imunização da SMS, ambas as vacinas têm eficiência comprovada para evitar o desenvolvimento de casos graves da doença.

Três Lagoas recebe mais 1.334 doses de vacina para dar continuidade na imunização dos profissionais da saúde

“A diferença que tem de uma para a outra é o período entre a 1ª e a 2ª dose, sendo que a indicação para a Coronavac é que se aguarde de 15 a 30 dias entre a primeira e a segunda dose. Já a de Oxfod, o período é maior, levando 3 meses para que a pessoa receba a segunda dose do imunizante e, exatamente por isso, as 1.020 doses que chegaram se referem apenas à primeira aplicação”, esclareceu Humberta.

Insumos

Ainda segundo a SMS, o município tem, atualmente, 70 mil seringas e 54.900 agulhas para uso geral e, consequentemente, para vacinação do Coronavírus, em estoque. Além dessas, Três Lagoas recebeu no dia 19 de janeiro de 2021 um total de 23.500 seringas agulhadas (seringa + agulha), sendo que essas vieram especialmente para a vacinação Covid-19.

O Município comprou ainda, com previsão de chegar dentro de 30 dias, mais 125 mil seringas e, ainda dependendo de capacidade do fornecedor, mais 97.400 agulhas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.