21.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Três Lagoas recebe o músico Barbieri

20/09/2002 17h26 – Atualizado em 20/09/2002 17h26

20/09/2002

Três Lagoas servirá de palco para um dos mais talentosos violonistas do mundo. No próximo dia 27, a população treslagoense poderá assistir ao show do músico carioca Luís Carlos Barbieri, premiado internacionalmente por suas composições.

A atração faz parte da programação do 4º Encontro de Violonistas de Mato Grosso do Sul, que será realizado em Campo Grande, de 25 a 29 deste mês, e estendido a mais quatro cidades do estado, entre elas Três Lagoas. O Encontro faz parte do Projeto Violão em Concerto e tem o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) e da Fundação Estadual de Cultura, em parceira com a Prefeitura, através do Núcleo de Cultura da Gerência de Desenvolvimento Econômico.

Em atividade no Estado desde 1996, o projeto “Violão em Concerto” desenvolve trabalhos na área artística e pedagógica, realizando anualmente diversas produções musicais, como o Projeto “Musicalizando” e o “Circuito Sul-Matogrossense de Violão”, levando eventos musicais ao interior do Estado.

Em Três Lagoas além do concerto que acontecerá no Centro Cultural “Irene Marques Alexandria”, a partir das 20 horas, do dia 27, Barbieri fará apresentações em escolas públicas municipais e estaduais, levando música de qualidade aos estudantes. Para assistir ao concerto o ingresso é um quilo de alimento não perecível, menos o sal. Nas escolas a apresentação é gratuita.

Luís Carlos Barbieri

Músico prematuro, Barbieri começou a tocar violão aos 11 anos de idade. Formado pela escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, hoje ele é conhecido no Brasil inteiro. Respeitado e premiado internacionalmente, Barbieri já tocou em palcos da Itália, Argentina, México, Áustria, Suíça e Portugal.

Com Fred Schneiter, musico com que fez duo por 14 anos, Barbieri gravou três CDs: “Duo Barbieri-Schneiter no Caraça” (1996, “Duo Barbieri-Schneiter 10 anos” (1997) e Duo Barbieri-Schneiter interpreta Barbieri & Schneiter”(2000). Esta trilogia foi gravada na Igreja do Santuário Ecológico do Caraça no Estado de Minas Gerais.

Entre os prêmios conquistados está o Segunda colocação no Concurso de Composição do I Ciclo de Violão, realizado em São Paulo, em 1997 e a apresentação do Duo no encerramento do 7º Festival Internacional de Guitarra Clássica de Aveiro, em Portugal, em 2000.

Após a morte de Schneiter, em 2001, Barbieri transformou os concertos agendados do Duo em homenagem ao amigo e parceiro musical de 14 anos de trabalho e convivência diária.

Silvia Regina Bassetto

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.